Páginas

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Beato Tiago Alberione

A paixão apostólica de São Paulo e de Tiago Alberione brotam da convicção de fé que unicamente Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida


Horizonte, 26 de Novembro de 2014 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


“A paixão apostólica de São Paulo e de Tiago Alberione brotam da convicção de fé que unicamente Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida” dizia D. Joaquim Mendes acerca do Padre Tiago Alberione que nasceu em San Lorenzo di Fossano na Itália no dia 04 de Abril de 1884. Era o quarto filho de seis do casal Miguel Alberione e Teresa Alloco que desde cedo o educaram na fé cristã e apesar de sua fraqueza física seus pais acreditaram na intervenção divina.

Quando Tiago se recuperou, seus pais o consagraram a Virgem Maria e mudaram-se para a cidade de Cherasco em busca de melhoras. Nesta cidade Tiago frequentou a escola primária até o ano de 1895. No ano de 1896, passou para o ginásio no Seminário Menor de Brá na Diocese de Turim. Dedicava-se aos estudos e sobretudo à oração. No dia 31 de Dezembro de 1900 diante do Santíssimo Sacramento ele é envolvido por uma luz e sente no coração o apelo de “fazer alguma coisa por Deus e pelas pessoas do novo século, com as quais conviveria”. Em 1906 foi ordenado diácono e no dia 29 de Junho de 1907 foi ordenado sacerdote. Assumiu a missão de pároco adjunto em Narzole. A partir daí Padre Alberione inicia seu apostolado seguindo a inspiração divina que o Papa João Paulo II assim definiu: ”a necessidade de dar a conhecer Jesus Cristo Caminho, Verdade e Vida, aos homens do nosso tempo com os meios do nosso tempo".

Actuou como director espiritual do Seminário de Alba e assumiu no ano de 1913 a direcção do jornal diocesano Gazzetta D’Alba. Funda no dia 20 de Agosto de 1914 em Alba, a Pia Sociedade São Paulo. E continuou suas fundações: Irmãs Paulinas em 1915; Discípulas do Divino Mestre em 1924; Irmãs Pastorinhas em 1938; e Irmãs Apostolinas em 1957, Institutos Seculares de Nossa Senhora da Anunciação e São Gabriel Arcanjo em 1958; Institutos Jesus Sacerdote e Sagrada Família em 1959 e Associação dos Cooperadores Leigos em 1917. Seu apostolado é um referencial vigoroso de ousadia e criatividade em favor da evangelização dos povos. Participou do Concílio Vaticano II e quando foi publicado o decreto Inter Mirifica ele bradou: “Agora já não podeis duvidar. A Igreja falou”.

Padre Tiago Alberione faleceu no dia 26 de Novembro de 1971 em Roma e foi beatificado pelo Papa João Paulo II no dia 27 de Abril de 2003.

Sem comentários:

Enviar um comentário