Páginas

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Cardeal Parolin: "A solidariedade é o objectivo da Europa"

Em entrevista à Rádio Vaticano, o secretário de Estado explica os problemas que o Papa afrontará em Estrasburgo


Roma, 24 de Novembro de 2014 (Zenit.org) Ivan de Vargas


O Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, explicou em entrevista à Rádio Vaticano as principais questões que o Papa afrontará na sua iminente visita ao Parlamento Europeu e ao Conselho de Europa. Entre outras questões, o Santo Padre irá abordar as consequências da actual crise sobre os mais pobres, a defesa do meio ambiente, a questão da imigração e a necessidade de combater a pobreza com outra forma de fazer economia. Previsivelmente, portanto, o tema central de seus discursos é o da solidariedade.

Para o cardeal Parolin, "infelizmente, hoje o grande problema da Europa é o desemprego, a falta de trabalho especialmente para muitos jovens". Ante esta situação, se cria um fenómeno dramático: o aumento da “exclusão social”, destacou.

Em sua opinião, a Europa nasceu “para garantir uma atenção especial às categorias mais desfavorecidas". Ou seja, "os imigrantes, as mães que são deixadas sozinhas, os idosos, os deficientes...". Por esta razão, fez uma chamada para a solidariedade, que "é o propósito da existência da Europa, e, certamente, uma das suas dimensões essenciais".

Em seu discurso, o secretário de Estado também destacou a contribuição do cristianismo à formação do Velho Continente: “a liberdade, a democracia, a igualdade, o estado de direito, o respeito dos direitos humanos. Todos estes são valores que nascem do húmus do cristianismo. Caso sejam vividos se estará fortificando as mesmas raízes cristãs da Europa”, disse.

Por fim, o Cardeal Parolin lembrou aos fiéis que têm que "dar um coração para a Europa, dar uma alma à Europa", e convidou a buscar "espaços de encontro e colaboração com todos para a construção desta Europa que todos desejamos e que todos sonhamos”.

Certamente, a decisão de viajar para Estrasburgo antes de visitar qualquer Estado-Membro, também demonstra o compromisso do Pontífice argentino para a integração e unidade da Europa. Com o breve encontro desta terça-feira, menos de quatro horas, o Papa reconhece assim a importância das instituições europeias na vida da comunidade.

Alguns analistas consideram que Francisco, com as suas palavras no Parlamento Europeu e no Conselho da Europa, pode contribuir para despertar o Velho Continente de seu sono e trazê-lo para mais perto das pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário