Páginas

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Diretor da FAO: A fome é perfeitamente evitável

Em seu discurso de boas-vindas ao papa, José Graziano da Silva apostou na solidariedade para erradicar a fome e a miséria


Roma, 20 de Novembro de 2014 (Zenit.org)


"Nutrição melhor, vida melhor" é o lema da segunda Conferência Internacional sobre Nutrição, que, com a participação de representantes de 170 países, bem como do papa Francisco, é celebrada até 21 de Novembro em Roma e organizada de forma conjunta pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Encarar a obesidade, melhorar as dietas e elevar os níveis de nutrição são os assuntos de maior relevância desta conferência, segundo as declarações feitas nesta quinta-feira pelo director geral da Organização para a Agricultura e Alimentação (FAO), o brasileiro José Graziano da Silva, em seu discurso de boas-vindas ao Santo Padre.

Graziano agradeceu pela histórica visita do pontífice à sede da FAO e destacou que "não podemos permanecer indiferentes diante da fome que afecta mais de 800 milhões de pessoas".

Nesta linha, ele apontou que "a solidariedade na erradicação da fome e da miséria e em tornar realidade a segurança alimentar para todos são pilares fundamentais do futuro sustentável que queremos, independentemente de raça, religião ou recursos (...) A erradicação da fome e da miséria devem ser as bases de um futuro melhor para todos. É o que queremos com a agenda de desenvolvimento pós-2015 e para a qual estamos contribuindo com esta conferência".

O responsável pela FAO assegurou ainda que "os valores humanos, sociais e éticos que Sua Santidade defende estão presentes na Declaração de Roma sobre a Nutrição e no seu Marco Associado de Acção, que esta conferência adoptou ontem". Assim, "pela primeira vez na história, a humanidade pode dizer que a miséria não é um destino fatal e que a fome é perfeitamente evitável".

Por último, Graziano observou que "a obesidade afecta 500 milhões de adultos e é um problema crescente, em especial nos países em desenvolvimento e de renda média". Por este motivo, destacou a necessidade de "garantir uma nutrição melhor e o direito à alimentação adequada para todos".

O interesse dos países pela melhora da nutrição das suas populações parece evidente. Prova disto é que o encontro contará com mais de 90 ministros da Agricultura e da Saúde de todo o mundo. Está prevista, além disso, a participação de representantes governamentais de alto nível de 170 países, organizações intergovernamentais, agências das Nações Unidas, membros da sociedade civil, fundações, sector privado e especialistas do mundo inteiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário