Páginas

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Novo prefeito para a Congregação do Culto Divino

O Papa nomeia o cardeal Sarah, até agora presidente do Pontifício Conselho Cor Unum


Roma, 24 de Novembro de 2014 (Zenit.org)


O Santo Padre Francisco nomeou prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos o Cardeal Robert Sarah, até agora presidente do Pontifício Conselho "Cor Unum", informou nessa segunda-feira um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé.

O ex-prefeito, o cardeal Antonio Cañizares Llovera, foi nomeado no último 28 de agosto, arcebispo de Valência. O cardeal espanhol, desde 2008 prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, deixou o Vaticano e voltou para a Arquidiocese espanhola que o viu nascer.

A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, trata de todo o relacionado com a promoção e regulação da Liturgia e, em primeiro lugar, dos sacramentos. Além disso, promove a acção pastoral litúrgica em todos os assuntos relacionados com a preparação e a celebração da Eucaristia, dos outros sacramentos, bem como a celebração do domingo e das outras festas do ano litúrgico e a Liturgia das Horas.

Robert Sarah foi criado cardeal no consistório do 20 de Novembro de 2010 por Bento XVI, com o título de San Juan Bosco em Tuscolana.

Arcebispo emérito de Conakry (Guiné), nasceu em Ourous, distrito de Koundara, na Arquidiocese de Conakry, no dia 15 de Junho de 1945. Após o colegial, em 1957 foi forçado a deixar o país para continuar os seus estudos no seminário menor de Bingerville na Costa do Marfim.

Voltando à Guiné após a independência, em Outubro de 1958, completou seus estudos no Seminário Menor de Dixinn em 1960. Quando a escola foi confiscada pelo governo guineense, teve que voltar para a paróquia de Sainte Croix em Kindia, para completar seus estudos. Conseguiu o título em 1964 e depois de um período em Nancy, França, estudou teologia no Senegal entre 1968 e 1969.

Ordenado sacerdote em 20 de Julho de 1969, foi enviado para Roma, onde obteve a licenciatura em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, tendo enriquecido a sua formação no Pontifício Instituto Bíblico. Depois de um período de estudos no Instituto Bíblico de Jerusalém (1971-1972), obteve a licença em Sagrada Escritura.

Retornando à sua terra natal, foi nomeado pároco de Boke, onde permaneceu de 1974-1976 e, em seguida, assumiu a reitoria do seminário menor João XXIII de Kindia.

Foi eleito arcebispo de Conakry em 13 de Agosto 1979 e consagrado como tal, em 8 de Dezembro do mesmo ano. Quando recebeu a ordenação episcopal, era o bispo mais jovem do mundo, com 34 anos de idade. Sua juventude, no entanto, não o impediu de aparecer imediatamente como um forte defensor dos direitos dos povos africanos.

Apaixonadamente dedicado à sua nova missão, as tarefas foram se multiplicando rapidamente: foi administrador apostólico de Kankan; presidente da Conferência Episcopal da Guiné, presidente da Conferência Episcopal Regional da África Ocidental francófona (CERAO), presidente do Catholic Biblical Centre for Africa ande Madagascar (BICAM) e consultor da Congregação para a Evangelização dos Povos.

Em 1 de Outubro de 2001, João Paulo II nomeou-o secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos, cargo que ocupou por nove anos até 7 de Outubro de 2010, quando o Papa Bento XVI nomeou-o presidente do Pontifício Conselho "Cor Unum ".

Sem comentários:

Enviar um comentário