Páginas

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Card. Bagnasco: "Proibir o presépio é miopia cultural"

O Presidente da CEI falou sobre as polémicas desses dias. "Integração, não destruição da identidade, explica


Roma, 23 de Dezembro de 2014 (Zenit.org)


Proibir o presépio nos lugares públicos e nas escolas? É “um conceito distorcido de respeito e tolerância". Palavra do card. Angelo Bagnasco, arcebispo de Génova e presidente da Conferência Episcopal Italiana. O prelado, respondendo a uma pergunta durante a reunião ordinária com os jornalistas para as felicitações de natal, definiu “ato de miopia cultural" a proibição de colocar presépios em alguns locais públicos e escolas italianas.

"Se formos para outros países com outras tradições culturais – reflecte o presidente da Conferência Episcopal Italiana – acho que nenhum de nós pode pensar em se sentir ofendido, ou pior, diante dos sinais, religiosos, culturais ou tradicionais dos vários continentes. Parece-me que este fato responda a um conceito distorcido de respeito e tolerância”.

De acordo com o card. Bagnasco "integração não é destruição da identidade e dos rostos, mas presença e, acima de tudo, a compreensão mútua, valorização e compreensão, não digo aceitação imediata, dos sinais, dos símbolos, das tradições”. O cardeal recordou depois o que ele escreveu na carta de Natal para as crianças do catecismo da diocese de Génova. “Disse-lhes – afirmou – para serem um sorriso nas próprias famílias, para os próprios pais, na própria escola, nos próprios ambientes de vida”.

Sem comentários:

Enviar um comentário