Páginas

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Em Gaza, "a imagem do verdadeiro Natal"

O Patriarca latino de Jerusalém, Fouad Twal, visitou ontem Gaza, onde entre "almas marcadas por dificuldades e dores" encontrou "a pequenez guardada pelo Senhor"


Roma, 23 de Dezembro de 2014 (Zenit.org)


Uma "Igreja unida", apesar das muitas dificuldades. É aquela de Gaza, descrita pelo patriarca latino de Jerusalém, Fouad Twal, que domingo, 21 de Dezembro, realizou a visita pastoral a Gaza e celebrou a Missa na paróquia da Sagrada Família.

O Patriarca refere à agência Fides que, dadas as dificuldades diárias compartilhadas pelos cristãos da Faixa de Gaza, no final de um ano marcado pela intervenção militar de Israel que causou milhares de mortes, foram muito menos do que 700 aqueles que receberam a permissão de Israel, aqueles que poderão efectivamente chegar a Belém para celebrar a solenidade do Natal onde nasceu Jesus.

Falando de sua visita pastoral, S.B. Twal explica ter encontrado uma “igreja unida com os nossos fieis que vivem uma forte comunhão também com os cristãos ortodoxos. Em Gaza não encontras a grandeza do mundo e a potência efémera do Senhor. Um pequeno grupo de almas marcadas por circunstâncias difíceis e dolorosas, que colocam as suas esperanças em Jesus. É a imagem do verdadeiro Natal”.

Inspirado nas Escrituras, o Patriarca, para falar de forma mais ampla de todas as populações do Oriente Médio que vivem um período de profunda crise: "Sempre nos comoveu ler nos Evangelhos que Maria e José não encontraram lugar na estalagem, e que Jesus Menino nasceu em uma gruta. Hoje, entre os milhões de refugiados, existem muitas crianças que  ficariam muito felizes por poder dormir em uma gruta como aquela na qual nasceu o Salvador. Para elas seria quase um luxo”.



in

Sem comentários:

Enviar um comentário