Páginas

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Emocionante missa na Basílica de São Pedro na noite de Natal

O papa Francisco presidiu a celebração, que começou apresentando uma imagem do Menino Jesus


Cidade do Vaticano, 26 de Dezembro de 2014 (Zenit.org) Sergio Mora


Basílica de São Pedro, iluminada e cheia de flores, 21h30 do horário italiano: o papa Francisco entrou com o cortejo até o altar e retirou o pano que escondia uma imagem do Menino Deus, detrás da qual estava o livro do Evangelho. Ouvia-se, enquanto isso, o canto da Kalenda.

Participaram do cortejo dez crianças com trajes tradicionais de diversos países. Elas puseram ramos de flores aos pés da imagem de madeira policromada do Menino Jesus.

A seguir, o Santo Padre presidiu a celebração da santa missa vestido com paramentos brancos. Concelebraram 30 cardeais e várias centenas de bispos e sacerdotes.

Do lado do altar, ficou exposta uma imagem de Maria com o Menino, doada pelo presidente brasileiro João Goulart em 1963 e decorada com grande quantidade de flores brancas, vermelhas e verdes, assim como a base das colunas do dossel de Bernini. Depois da entoação do Glória, os sinos repicaram e ouviu-se o som profundo e alegre do órgão.

O Evangelho, cantado, continha o parágrafo "Não temam, porque vos anuncio uma boa notícia, uma grande alegria para todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu-vos um Salvador, que é o Cristo, o Senhor”.

“Esta noite santa”, disse o papa em sua homilia, “na qual contemplamos o Menino Jesus recém-nascido e reclinado num presépio, nos convida a reflectir. Como acolhemos a ternura de Deus? Deixo que Ele me alcance, me abrace, ou impeço que Ele se aproxime?”.

“O mais importante não é procurar o Senhor, mas deixar que seja Ele quem me encontre e me acaricie com carinho. Esta é a pergunta que o Menino nos faz com a sua simples presença: permito que Deus me ame?”.

“E mais ainda: temos a coragem de acolher com ternura as situações difíceis e os problemas de quem está ao nosso lado, ou preferimos soluções impessoais, talvez eficazes, mas sem o calor do Evangelho? Quanta necessidade de ternura tem o mundo de hoje!”.

Ao finalizar a homilia, o papa nos convidou a olhar para “o mistério” e rezar “pedindo à Virgem Mãe: Maria, mostra-nos Jesus”.

O credo, cantado pelo coro da Capela Pontifícia Sistina, foi intercalado pelo “Et Incarnatus Est” da missa em dó menor de Mozart, interpretado pela Orquestra Sinfônica de Pittsburgh, dirigida pelo austríaco Manfred Honeck e cantado pela solista israelita Chen Reiss. Foi um pedido expresso do papa Francisco.

Entre as preces, não passou despercebida a de um cidadão chinês que pediu por todos aqueles que sofrem para praticar a fé em meio à perseguição.

Sem comentários:

Enviar um comentário