Páginas

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

O Santo Padre telefona para um campo de refugiados no Iraque

Francisco os comparou com Jesus na noite de Natal: sem casa, expulsos e tendo que fugir


Cidade do Vaticano, 26 de Dezembro de 2014 (Zenit.org)


O papa Francisco telefonou nesta véspera de Natal para o campo de refugiados de Ankawa, perto de Erbil, no Iraque, através de conexão por satélite com a rede de televisão italiana Sat 2000. As palavras do Papa, transmitidas pela emissora, foram traduzidas ao árabe por um sacerdote local.

Francisco saudou os fiéis, que estavam prontos para a missa. “Saúdo todos vocês e lhes desejo um santo Natal”. O papa afirmou também que eles são "como Jesus na noite do seu nascimento: para ele não havia lugar, ele foi expulso e teve que fugir para o Egipto para se salvar. Vocês são como Jesus nesta noite. Eu os abençoo e estou perto de vocês. Pensem que vocês são como Jesus nesta situação. Isto me faz rezar ainda mais por vocês”.

“Queridos irmãos e irmãs, estou perto, muito perto de vocês nesta noite. Estou perto de vocês com todo o coração e peço a Jesus que os acaricie com a sua ternura e que a Virgem Maria lhes dê muito amor”.

Neste momento, caiu a conexão e o papa continuou falando com o estúdio da TV 2000. A mensagem foi depois resumida para os refugiados. “Proximidade e ternura: pensem que o Natal é a festa da proximidade de Deus e a ternura é o que Deus escolhe para se manifestar, a ternura de um bebé e de uma mãe. Em duas passagens do Evangelho, Jesus nos disse onde é que está a vida cristã: nas bem-aventuranças e em Mateus 25. Visitar os enfermos, os presos, os necessitados, cuidar das viúvas, de quem não tem o que comer ou vestir, cuidar dos necessitados, que são a carne de Cristo. Isto se chama ternura”, explicou o pontífice.

Ao terminar a mensagem, o Santo Padre recordou: “Nesta noite vem Jesus. Ele vem como um menino, terno, inocente. As crianças que estão entre vocês, as crianças mortas e as crianças exploradas. Pensemos nas crianças: Jesus Menino vem para o meio de nós, é o amor e a ternura de Deus. Que nosso Senhor nos dê a graça de recebê-lo com muito amor. Penso também nos avós, que viveram toda a vida e agora sofrem esta cruz. Que os idosos dêem a todos nós a sabedoria da vida. Em meu coração, nesta noite, estão as crianças e os idosos. E agora, a todos vocês, especialmente às crianças e aos idosos, eu dou a minha bênção de coração”.

Sem comentários:

Enviar um comentário