Páginas

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Santo Estevão

A semente do martírio de Estevão gerou frutos de fé e santidade para a Igreja


Horizonte, 26 de Dezembro de 2014 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros

“Estêvão, porém, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo”, narra os Actos dos Apóstolos sobre Estevão “o Protomártir”, assim chamado por ser o primeiro mártir da história da Igreja Católica.

A Tradição não nos aponta dados sobre o início de sua vida, visto que a primeira menção sobre Estevão é feita nos capítulos 6 e 7 do livro dos Actos dos Apóstolos apresentando-o como um dos sete diáconos nomeado pelos Apóstolos. Eis o que a Sagrada Escritura nos apresenta: “Estêvão, porém, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. Levantaram-se então alguns da sinagoga, chamados dos Libertos e dos Cirenenses e dos Alexandrinos, e dos da Cicília e da Ásia e começaram a discutir com Estêvão, e não puderam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava”. Segundo o historiador Etienne Trocmé, Estevão fazia parte daqueles que pregavam a Palavra de forma mais radical e convertiam a muitos como narra a Escritura: “Assim, a palavra de Deus se espalhava e crescia rapidamente o número de discípulos em Jerusalém; também um grande número de sacerdotes obedecia à fé”.

Este apostolado chamou a atenção das autoridades judaicas que tramando contra Estevão o prenderam e conduziram ao Sinédrio. Foi julgado e condenado a morte por blasfémia, segundo o relato de falsas testemunhas, tendo como sentença o apedrejamento.

Após um duro e incisivo discurso diante de seus acusadores, Estevão foi levado para fora dos muros da cidade e o apedrejaram até a morte. Antes de morrer Estevão bradava: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito” e ajoelhando-se disse: “Senhor, não lhes contes este pecado”.  Presume-se que Paulo, ainda Saulo perseguidor dos cristãos estava presente ao martírio de Estevão, pois Santo Agostinho narra: “Si Stephanus non orasset, ecclesia Paulum non haberet”.

Narra os Actos dos Apóstolos que "homens piedosos foram enterrar Estêvão e lamentaram profundamente por ele". No ano 415, o sacerdote Lucian teria recebido em sonho a localização dos restos mortais de Estevão e suas relíquias hoje encontram-se na Igreja de Santo Estevão em Jerusalém.

Sem comentários:

Enviar um comentário