Páginas

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

São João Câncio

João Câncio compõe o número de homens notáveis no conhecimento e na santidade.


Horizonte, 23 de Dezembro de 2014 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


"Ele pertencia a um grupo de homens notáveis, distingue-se por conhecimento e santidade, que tanto ensinou e colocar em prática, assim como defendeu, a verdadeira fé, que estava sob ataque dos seus inimigos” falava o Papa Clemente XIII sobre João Câncio, nascido no povoado de Kenty em Cracóvia no dia 23 de Junho de 1390. Filho de Stanisław e Anna Kanty, o jovem foi educado em uma profunda piedade cristã. Recebeu sua primeira educação em sua cidade sendo enviado depois para a Academia de Cracóvia onde teve notável desempenho na filosofia e teologia, como também em seus relacionamentos com todos.

Em 1418 doutorou-se em filosofia e passou a leccionar no Departamento de Artes Liberais da universidade. Em seguida completou os estudos de teologia e ordenou-se sacerdote no ano de 1421 sendo designado par o cargo de reitor da Escola de Cónegos Regulares do Santíssimo Sepulcro em Miechow. Vigoroso era seu apostolado como professor. Tinha por meta ensinar seus alunos "não à luz de uma ciência fria e anónima, mas como irradiação da ciência suprema que tem sua fonte em Deus". Assumiu a paróquia de Olkusz e continuou seus trabalhos pastorais sem discorrer dos estudos científicos. Dedicou muitas horas para transcrever manuscritos da Sagrada Escritura, tratados teológicos e outros escritos que actualmente somam 18.000 páginas catalogadas e preservadas. Dentre seus trabalhos científicos destaca-se o desenvolvimento da teoria do impulso, que serviria como base para o trabalho de Galileu e Newton. Tinha uma vida de oração profunda e também de caridade, ajuda e acolhimento aos estudantes, pobres e doentes que a ele se achegavam. Papa Clemente XIII dele dizia: “Deus estava no seu coração e nos lábios o tempo todo”.

Assumiu o cargo também de director do Departamento de Teologia da universidade e realizou ainda peregrinações a pé para Jerusalém e Roma. Faleceu na noite de Natal do ano 1473 durante a celebração eucarística. Foi beatificado em Roma pelo Papa Clemente X no dia 28 de Março de 1676 e canonizado em 16 de Julho de 1767 pelo Papa Clemente XIII.

Sem comentários:

Enviar um comentário