Páginas

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

São Tomas Becket

Seu martírio outorgou com sangue a liberdade e a paz da Igreja.


Horizonte, 29 de Dezembro de 2014 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


“Era tão casto que, apesar de mil armadilhas que armaram contra sua pureza, não puderam jamais levá-lo a nenhuma acção desonesta. Tinha tanto candor e sinceridade, que jamais foi ouvido pronunciar uma só mentira, mesmo por mera diversão ou lisonja”, narra a Tradição sobre Tomás Becket, nascido em Cheapside, Londres no dia 21 de Dezembro de 1118. Filho de Gilbert Beket e Gilbert Matilda, Tomás fazia parte da comitiva de Henrique, futuro rei da Inglaterra, onde foi estudar aos 10 anos.

Terminado os estudos, ficou á disposição do Arcebispo Teobaldo de Cantuária que o enviou para estudar direito civil e canónico em Bolonha e Auxerre e ainda lhe confiou diversas missões em Roma. Em 1554, Tomás foi nomeado Arcediago da Diocese de Canterbury e diante de seu zelo e eficiência no cumprimento das actividades foi recomendado ao Rei Henrique II para o cargo de Chanceler o qual recebeu em Janeiro de 1555. Desempenhou com louvor suas actividades e após a morte de Teobaldo, Tomás foi nomeado por Henrique II, Arcebispo de Cantuária. Foi ordenado sacerdote no dia 02 de Junho de 1162 e no dia 03 de Junho foi sagrado Arcebispo.

O rei Henrique, valendo-se de sua grande amizade com Tomás desejava com sua nomeação manter o poder do governo em evidência, mas seus planos foram frustrados, pois Tomás defendeu com extrema firmeza os direitos da Igreja de Roma e empreendeu grandes esforços para cumprir a missão evangelizadora da Igreja. Assim narra seus biógrafos: “A partir de sua elevação ao episcopado, Tomás Becket entregou-se por completo à vida apostólica”. Henrique começou a persegui-lo e Tomás se refugiou na Abadia de Pontigny indo depois para o Mosteiro de Santa Columba. No ano 1170, Henrique aceitou, a pedido do Papa e do Rei Luís VII, acolher novamente Tomás em Canterbury, mas tinha em mente atentar contra sua vida.

No dia 29 de Dezembro de 1170, Tomás Becket foi à Igreja e lá foi cercado por assassinos. A eles Tomás disse: “Aqui me tendes. Sou o arcebispo, mas não traidor”. Foi golpeado várias vezes por espadas e antes de morrer disse: "Estou disposto a morrer por meu Senhor. Que meu sangue salve a liberdade da Igreja e a paz". Em 21 de Fevereiro de 1173 foi canonizado pelo Papa Alexandre III.

Sem comentários:

Enviar um comentário