Páginas

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

A China mostra-se disponível para dialogar com a Santa Sé

Pequim evitou comentar as palavras do papa sobre o Dalai Lama e se dispôs a melhorar as relações bilaterais


Madrid, 22 de Janeiro de 2015 (Zenit.org)


A China manifestou nesta quarta-feira a sua disposição de manter um diálogo construtivo com a Santa Sé, mas pediu que o Vaticano crie as condições para melhorar as relações bilaterais.

Numa conferência de imprensa, a porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores da China, Hua Chunying, garantiu que seu país sempre mostrou sincera vontade de melhorar a relação com o Vaticano e tem feito "esforços" neste sentido.

"Nós estamos dispostos a melhorar a relação bilateral e esperamos que o Vaticano possa dar passos concretos para criar as condições a fim de melhorar os laços bilaterais", afirmou Hua depois de ser perguntada sobre o telegrama que o pontífice enviou nesta segunda-feira ao presidente chinês Xi Jinping, ao sobrevoar a China durante o retorno da viagem às Filipinas.

A porta-voz não mencionou as palavras do Santo Padre sobre o Dalai Lama, pronunciadas também durante o voo. Francisco disse não ter recebido o Dalai Lama porque o protocolo vaticano prevê que não se recebam líderes que vão a Roma para encontros internacionais, e não por medo de prejudicar a abertura de Pequim à Igreja.

Desde o ano passado, tanto o gigante asiático quanto a Santa Sé manifestaram a sua vontade de melhorar as relações diplomáticas, inexistentes desde 1951. Por ocasião da visita apostólica de Francisco à Coreia do Sul, as relações deram um passo à frente depois que a China permitiu que o avião com o papa a bordo sobrevoasse o seu espaço aéreo, coisa que Pequim não tinha permitido em ocasiões anteriores.

Naquela oportunidade, o pontífice argentino enviou um telegrama com seus "melhores desejos" a Xi Jinping e a toda a nação chinesa, pouco antes de a aeronave sobrevoar o território do país.

Sem comentários:

Enviar um comentário