Páginas

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Descubra o que Jesus quer de você

Catequese para toda a família


Madrid, 26 de Janeiro de 2015 (Zenit.org) Eva Carreras del Rincón


Vamos nos deter no sentido espiritual das Escrituras. Para mim foi uma descoberta a leitura do Antigo Testamento a partir do mistério Pascal de Cristo. Tudo faz sentido. É a história da nossa salvação. Nada acontece ‘porque sim’.

Como podemos ensinar os nossos filhos?

Comecemos com a linguagem simbólica e preparemos com eles a leitura.

O terceiro livro de Jonas: Podemos explicar toda a história ou mostrar um vídeo de desenhos animados (Youtube). Uma vez que você já sabe o que aconteceu (sentido literal) leia o texto com eles:

Livro de Jonas 3, 1-5.10

1 A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas pela segunda vez, nestes termos:

2 “Vai a Nínive, a grande cidade, e faze-lhe conhecer a mensagem que te ordenei”

3 Jonas pôs-se a caminho e foi a Nínive, segundo a ordem do Senhor. Nínive era, diante de Deus, uma grande cidade: eram precisos três dias para percorrê-la.

4 Jonas foi pela cidade durante todo um dia, pregando: Daqui a quarenta dias Nínive será destruída

5 Os ninivitas creram (nessa mensagem) de Deus, e proclamaram um jejum, vestindo-se de sacos desde o maior até o menor

10 Diante de uma tal atitude, vendo como renunciavam aos seus maus caminhos, Deus arrependeu-se do mal que resolvera fazer-lhes, e não o executou.

Podemos nos deter nos números.

Número 3:

Quantos dias Jonas ficou na barriga da baleia? Quantos dias se passaram entre a morte e ressurreição de Jesus? Deus fala, através da história de Jonas, que Jesus iria passar três dias no sepulcro antes de ressuscitar.

Número 40:

Quantos dias para fazer penitência? Será que lembramos de outros momentos que este número aparece? Quantos anos passaram Moisés e os israelitas no deserto? E Jesus, antes de começar sua vida pública?

Em todas as três ocasiões foi um tempo de provação, penitência e conversão. Este é o significado do número 40.

Leiamos com olhos de criança e descobriremos o que Deus quer nos dizer. Detenhamo-nos no que nos chama a atenção e procuraremos o seu significado. Google é um grande aliado, mas consultemos páginas católicas que interpretam os textos de acordo com a tradição viva da Igreja.

É emocionante crescer e aprender juntos, em família.

Sem comentários:

Enviar um comentário