Páginas

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Patriarcas do Oriente aos governos: Barrem o tráfico de armas

Encontro ecuménico no Líbano pede fim da guerra na Síria e no Iraque mediante negociações e diálogo sério


Roma, 29 de Janeiro de 2015 (Zenit.org)


Patriarcas e líderes cristãos do Oriente se reuniram nesta terça-feira em Bkerke, no Líbano, sede do patriarcado libanês, para abordar a situação dos cristãos no Oriente Médio e pedir às comunidades árabe e internacional que não apoiem mais o terrorismo, ajudem na emergência dos refugiados e trabalhem para que eles voltem para casa. É necessário também um compromisso para resolver a crise Israel-Palestina.

Este encontro ecuménico focou em soluções para as dificuldades das comunidades cristãs e, segundo a agência AsiaNews, participaram representantes católicos, ortodoxos, arménios e protestantes.

Beshara Rai, o patriarca libanês, disse que “o objectivo do encontro era conhecer mais de perto a situação dos refugiados cristãos e dos fiéis que decidiram permanecer em seus países apesar da guerra e das dificuldades. É urgente ajudá-los a garantir um trabalho, escolas, alojamento, para que eles possam ficar nos seus países e preservar as suas tradições e as missões cristãs".

O outro objectivo do encontro foi o de pedir que a comunidade árabe e a comunidade internacional “ajudem os refugiados na sua repatriação e na construção de casas”, o que exige "o fim da guerra na Síria e no Iraque por vias pacíficas, através de negociações políticas e de um diálogo sério entre os combatentes, neutralizando as organizações terroristas". Isto será possível se as comunidades árabe e internacional "pararem de apoiar os terroristas do ponto de vista financeiro e militar, fechando as fronteiras onde for necessário para impedir a circulação de mercenários". Os interesses políticos e económicos, completou o patriarca, “não justificam estas agressões terríveis contra a humanidade”.

Para os patriarcas e líderes cristãos, é necessário também trabalhar para resolver a crise Israel-Palestina com base na fórmula "dois povos, dois Estados", permitindo a volta dos refugiados para as suas casas. O patriarca Rai declarou que “é evidente que os conflitos entre Israel e a Palestina e entre israelitas e árabes estão na origem das desgraças que nós vivemos hoje no Oriente Médio".
É preciso, portanto, “um esforço maior dos governos e das organizações não governamentais em favor dos refugiados e um maior compromisso pela libertação de todas as pessoas raptadas ou detidas, sejam civis, militares ou personalidades religiosas”. Entre as personalidades religiosas, recordam-se os bispos Boulos Yazigi, greco-católico de Aleppo, e Youhanna Ibrahim, siro-ortodoxo, sequestrados na Síria há quase 2 anos.

Os participantes do encontro dedicaram ainda um pensamento à situação concreta do Líbano, que, desde maio passado, não tem presidente.

Sem comentários:

Enviar um comentário