Páginas

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Santa Ângela Merici

A sensibilidade de Ângela trouxe esperança e santidade aos jovens de sua época


Horizonte, 27 de Janeiro de 2015 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros 


Santa Ângela pedia que cada irmã Ursulina fosse uma "verdadeira e intacta esposa do Filho de Deus", narrava São João Paulo II sobre Ângela Merici, fundadora das Irmãs Ursulinas da Sagrada Família que nasceu no dia 21 de Março de 1474 na cidade italiana de Desenzano del Garda. Sua família era muito simples, mas muito centrada nos valores cristãos e assim foi educada Ângela e sua irmã. Reuniam-se em família para rezar e ouvir a Palavra a qual Ângela tomou grande gosto e por meio dela decidiu no coração buscar a santidade.

Aconteceu que aos treze anos, Ângela ficou órfã de pai e logo em seguida também de mãe. Junto com sua irmã, ficaram aos cuidados do seu tio Saló que também veio a falecer e alguns anos depois a irmã de Ângela também faleceu. A jovem retornou para sua cidade no intuito de seguir a vida religiosa e foi aceita do convento da Ordem Terceira de São Francisco de Assis. Notável foi sua caminhada religiosa, pois apesar da pouca instrução, eram profundos seus conselhos e colocações acerca dos assuntos de sua época que era assolada pela Reforma Protestante e pelo Renascimento. E foi neste contexto que Ângela percebeu que as jovens de sua época não tinham a educação necessária para livrá-las dos perigos do paganismo e da imoralidade. Confirmado por uma visão da qual ouviu: "Ângela, saiba que Deus te concedeu esta visão para indicar que, antes de morrer, tu deverás fundar em Bréscia uma sociedade de Virgens semelhantes a estas que vês; tal é a disposição da Providência a teu respeito", ela viajou em peregrinação à Roma e expondo seus projectos ao Papa Clemente VII o mesmo abençoou sua obra.


A jovem iniciou no dia 25 de Dezembro de 1535 junto com outras 12 jovens a Companhia de Santa Úrsula. A fundação aconteceu em uma casa em Bréscia e foi aprovada pelo Cardeal Francesco Cornaro, bispo de Bréscia. Ângela foi eleita Superiora e sob sua supervisão a Companhia crescia em santidade e serviço.


O falecimento de Ângela ocorreu no dia 27 de Janeiro de 1540 e já se contava 24 comunidades da Companhia. Foi beatificada pelo Papa Clemente XIII em 1768 e canonizada em 24 de Maio de 1807 pelo Papa Pio VII.

Sem comentários:

Enviar um comentário