Páginas

sábado, 24 de janeiro de 2015

Santo Ildefonso

A grandeza de Ildefonso foi forjada na sua simplicidade, piedade e amor filial à Nossa Senhora


Horizonte, 23 de Janeiro de 2015 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


"Você é meu capelão. Tome essa casula que meu filho lhe envia”, disse Nossa Senhora em aparição a Ildefonso, que nasceu no dia 08 de Dezembro do ano 607 na cidade de Toledo na Espanha. Vindo de uma das famílias reais dos visigodos, desde a mais tenra idade foi bem preparado na Escola de Santo Isidoro em Sevilha. Seu tio Eugenius tomou conta de sua formação espiritual na juventude.

Sua família tinha grandes planos para Ildefonso, mas os desígnios de Deus o conduziram à conhecer o Bispo Eladius que o ordenou diácono no ano 632 e vindo a conhecer o Mosteiro de Agali, o jovem nele ingressou e tamanha foi sua dedicação, piedade e espiritualidade que no ano 650 foi eleito abade do mosteiro. Com a morte de seus pais, herdou toda a riqueza que reverteu toda em ajuda aos pobres e necessitados e na fundação de um mosteiro para religiosas. Participou dos VIII e IX Concílios de Toledo sendo responsável pela unificação da liturgia espanhola. No ano de 657, seu tio, o Bispo Eugénio III, faleceu e Ildefonso foi eleito como seu sucessor na Diocese de Toledo.

Narra a Tradição que Ildefonso era um profundo devoto da Virgem Maria e aconteceu que na noite do dia 18 de Dezembro do ano 665, estando na Igreja a cantar hinos em honra a Virgem Maria com outros padres e diáconos, foram envolvidos por uma intensa luz. Alguns correram amedrontados, permanecendo Ildefonso com outros dois diáconos. Viram então a Virgem Maria que se dirigiu a Ildefonso e lhe impôs uma casula e lhe disse: "Você é meu capelão. Tome essa casula que meu filho lhe envia”. A este fato, o Concílio de Toledo ordenou que fosse fixado um feriado que em honra a Expectação de Nossa Senhora que ficou conhecida como Nossa Senhora do Ó. Ildefonso escreve ainda a obra “De perpetua virginitate” contra os hereges que negavam a virgindade de Maria dentre outras obras que iluminaram a Idade Média.

Ildefonso faleceu no dia 23 de Janeiro de 667 e foi sepultado na Igreja de Santa Leocádia. Ele foi canonizado e recebeu o título de Doutro da Igreja e é considerado o último dos grandes Padres do Ocidente.

Sem comentários:

Enviar um comentário