Páginas

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

São Valério de Trevieri

O anonimato de São Valério de Treviri irrompe a história com a sua santidade


Horizonte, 29 de Janeiro de 2015 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


“Converteu multidões de pagãos e operou milagres singelos e expressivos”, relata os chamados Registros Posteriores analisados e revisados pelo Vaticano sobre Valério de Trevieri que conforme a tradição foi discípulo do apóstolo Pedro.

Os dados históricos sobre Valério são escassos e no dia de hoje se unificam com outro santo do mesmo nome: Valério de Ravena. Contudo, Valério de Trevieri nos é apresentado como o Bispo de Travieri tendo sido consagrado pelo apóstolo Pedro e posteriormente enviado para evangelizar os povos na Gália juntamente com os discípulos Eucário e Maternal.  A tradição nos apresenta através do documento “Gesta episcoporum Tungrensium” que a missão de Valério foi vigorosa sendo inúmeros os casos de conversão dos pagãos e maravilhosos milagres realizados. Também é narrado, a título de lenda, que Valério teria ressuscitado o companheiro Maternal com um simples toque no chão do cajado de São Pedro que o mesmo conduzia.

Valério teria sido ainda avisado do dia de sua morte por Eucário. Esta ocorreu no dia 29 de Janeiro, por volta do ano 88 após 20 anos de bispado. Após sua morte, as peregrinações ao seu túmulo confirmaram sua fama de santidade. Várias Igrejas foram construídas em sua homenagem e suas relíquias encontram-se na Basílica de São Matias em Treviri no local do Oratório de São Cirilo no qual está a seguinte inscrição: “o altar de Cirilo é honrado pelas relíquias de dois sacerdotes unidos pelo poder divino: Eucário e Valério”.

Sem comentários:

Enviar um comentário