Páginas

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Beja: Famílias refletem sobre «beleza e desafios» da transmissão da fé

Beja, 25 Fev 2015 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações da Diocese de Beja, promoveu um encontro de oração e formação para famílias intitulado ‘Família Fonte de Fé’, no Centro Pastoral de Beja.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a equipa da Pastoral das Vocações revela que para além de “pais e filhos” de muitas paróquias da diocese, o encontro contou também com a presença dos candidatos ao diaconado permanente num total de 79 crianças e 80 adultos.

O segundo encontro de oração e formação para famílias foi programado consoante as faixas etárias dos participantes, com um programa próprio para os pais e outros adultos e outro para os filhos.

O tema ‘Família como Fonte de Fé’, o “espaço de transmissão da fé por excelência”, foi apresentado pelo diácono Pedro Moutinho, do Patriarcado de Lisboa, que deu sequência à temática abordada no primeiro encontro.

Segundo o Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações os participantes foram convidados a reflectir sobre a “beleza e os desafios da transmissão da fé” no contexto familiar actual.

Antes de se reunirem para trabalhos de grupo aprofundaram “a crise do compromisso comunitário” com recurso a um testemunho-vídeo do cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, a partir do número 88 da Exortação Apostólica “Evangelii Guadium”, do Papa Francisco.

No final os grupos partilharam quatro aspectos da fé, nomeadamente, a sua beleza, os desafios e consequentes respostas/iniciativas que “se concretizam no seio da família” e na comunidade.

O bispo coadjutor de Beja, D. João Marcos, presidiu à celebração de Adoração ao Santíssimo, que marcou o início do encontro, no dia 21 de Fevereiro, no Centro Pastoral de Beja (Seminário Diocesano).

CB
 
in
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário