Páginas

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Em período eleitoral, várias emissoras foram bloqueadas pelo governo do Congo

Entre estas, estão Canal Kin TV (CTKV) e a radiotelevisão católica Elikya (RTCE), cujos sinais foram bloqueados em Kinshasa a partir de 16 de Janeiro


Roma, 24 de Fevereiro de 2015 (Zenit.org)


“Garantir a liberdade da imprensa na vigília de importantes eventos eleitorais.” Este é o apelo lançado pela Associação da imprensa da República Democrática do Congo (Union Nationale de la Presse du Congo), informou a agência Fides.

O documento recorda que nos últimos meses várias emissoras foram bloqueadas pelas autoridades. Entre estas, estão “Canal Kin TV (CTKV) e a radiotelevisão católica Elikya (RTCE), cujos sinais foram bloqueados em Kinshasa a partir de 16 de Janeiro; a radiotelevisão JUA em Lubumbashi, bloqueada desde Dezembro”, além de outras emissoras radiotelevisivas fechadas por autoridades em Beni e em Butembo no final de 2014.

A Associação da imprensa congolesa destaca que, depois da adopção de uma nova lei eleitoral e a apresentação do calendário eleitoral, a situação no país se acalmou, mas as medidas de censura tomadas pelo governo “não favorecem um clima sereno para o exercício da profissão jornalística”. 

O comunicado recorda ainda que “o papel da media é crucial numa democracia, particularmente durante o período eleitoral. Com efeito, a mordaça na imprensa e sua redução ao silêncio só amplificam as tensões no país, e comprometem seriamente a realização das eleições num clima pacífico”.

O encerramento improvisado das emissoras, por fim, “tem consequências socio-económicas nefastas nos profissionais que nelas trabalham e desencoraja os investimentos no sector, comprometendo a criação de novos empregos”.

O comunicado conclui lançando um apelo para que se garanta a liberdade de imprensa, e ao Conselho Superior para o sistema audiovisual e a comunicação, que é, entre outras coisas, encarregado da protecção da imprensa, para que denuncie todas as violações à liberdade da media.

Sem comentários:

Enviar um comentário