Páginas

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Francisco de volta ao Vaticano

Terminam os Exercícios Espirituais do Santo Padre e da Cúria. "Que possamos sair daqui com um pedacinho do manto de Elias", disse o Papa


Roma, 27 de Fevereiro de 2015 (Zenit.org) Redacao


Nesta sexta-feira terminaram os Exercícios Espirituais da Quaresma em que o Papa Francisco e os membros da Cúria Romana participaram.

No final do retiro, o Santo Padre disse: "Em nome de todos, também meu, quero agradecer ao padre, ao seu trabalho entre nós durante para os nossos exercícios. Não é fácil pregar Exercícios aos sacerdotes. Somos um pouco complicados, mas ele conseguiu semear. Que o Senhor faça crescer essas sementes que nos deu. Faço votos também a mim e a todos que possamos sair daqui com um pedacinho do manto de Elias, em mãos e no coração. Obrigado, padre!"

Os Exercícios Espirituais do Pontífice e seus colaboradores aconteceram pela segunda vez na cidade de Ariccia, fora de Roma, orientados pelo Padre Bruno Secondin, que propôs uma leitura pastoral do profeta Elias sobre o tema “Servidores e profetas do Deus vivo".

A programação do retiro começava com a oração da manhã, em seguida, a primeira meditação e, depois, a Celebração Eucarística. Na parte da tarde, a segunda meditação, Adoração Eucarística e Vésperas.

Os temas das meditações foram: “Caminhos de autenticidade” (as raízes da fé e a coragem de dizer não à ambiguidade); “Caminhos de liberdade” (dos ídolos vãos à piedade verdadeira); “Deixar-se surpreender por Deus” (o encontro com um Deus que está em todos os lugares e o reconhecimento do pobre que nos evangeliza) e “Justiça e intercessão” (testemunhos de justiça e solidariedade). O tema do dia conclusivo será “Recolher o manto de Elias” (para tornar-se profetas de fraternidade).

O Santo Padre deixou a Casa do Divino Mestre, onde passou os últimos cinco dias, depois de celebrar a Santa Missa pelos cristãos perseguidos na Síria, no Iraque e em outros lugares. O Pontífice acompanhado pelos participantes regressou pela manhã ao Vaticano, de ónibus como foi na ida.

O Papa retomará suas actividades que haviam sido suspensas nesta semana. No próximo domingo rezará o Angelus, na Praça de São Pedro.

A semana de Exercícios Espirituais durante a Quaresma, período antes da Páscoa, é tradicional, mas Francisco introduziu a novidade de deixar o local de trabalho para ser vivida de forma mais intensa.

Sem comentários:

Enviar um comentário