Páginas

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Isis: Os 21 cristãos mortos serão mártires no calendário copta

Jihadistas divulgam um vídeo de 21 Peshmerga curdos desfilando pelas ruas de Kirkuk com uma jaula anunciando uma execução em massa. Sábado um tweet com uma bandeira do Estado Islâmico no Coliseu


Roma, 23 de Fevereiro de 2015 (Zenit.org)


Os 21 cristãos coptas mortos pelo ISIS serão incluídos no Sinassário, o equivalente ao oriental do martirologio romano, um procedimento que é equivalente à canonização na Igreja Latina. O martírio destes 21 fiéis será comemorado no dia 8 de Amshir o calendário copta - 15 de Fevereiro no calendário gregoriano, que é também a festa da Apresentação de Jesus no Templo -.
O anúncio foi feito pelo patriarca da Igreja Copta Ortodoxa Tawadros II, conforme relatado pelo portal Terrasanta.net. Por sua vez, o Egipto se comprometeu a pagar às famílias das vítimas uma pensão mensal de 1.500 libras egípcias (equivalente a pouco mais de 172 euros, tendo em conta que o salário mínimo no país é de 1.200 libras por mês, ou cerca de 138 euros).

Os nomes dos 21 imigrantes egípcios na Líbia "mortos porque professavam a fé cristã", como afirmou Tawadros, também foram publicados pelo Watani, órgão de imprensa dos coptas no Cairo.

Enquanto isso continua a barbárie do Estado Islâmico. A última provocação que suscitou a indignação do mundo é outro filme que exibe 21 combatentes curdos com uma jaula, desfilando numa camionete pelas ruas entre as pessoas da província de Kirkuk. No vídeo de 9 minutos, divulgado na noite de sábado, os terroristas ameaçam decapitar todos os reféns e entrevistar os próprios presos atrás das grades, vestidos com o típico macacão laranja.

Algumas horas depois, a notícia de um ataque se espalhou, reivindicado pelo ISIS, à residência do iraniano Hossein Akbari, em Tripoli. Muitos países, incluindo a Itália, foram obrigados a fechar temporariamente as suas missões diplomáticas na Líbia.

A Itália, especialmente Roma, está sob a atenção dos jihadistas após o anúncio do ministro Gentiloni de dirigir uma missão de pacificação na Líbia. "Com as mãos no gatilho, estamos chegando a Roma", diz a conta no Twitter de jihadistas líbios, incluindo duas fotos: uma representando um lutador armado de frente para o mar, com o Coliseu ao fundo. No monumento a bandeira da Al Baghdadi. E a frase: "O Isis da Líbia está chegando a Roma". No segundo, o desenho do gasoduto Greenstream que de Wafa na Líbia chega em Gela, na Sicília, uma das principais linhas de fornecimento de energia da Itália.

"As ondas ainda nos separam, mas este é um pequeno mar, é uma promessa ao nosso Profeta", ameaça o comunicado relacionado às novas proclamações do Isis: "Tomem cuidado, qualquer passo estúpido custará caro. Cada passo estúpido tocará fogo em todo o Mediterrâneo". E ainda: "Vocês são os cães de guarda" dos países árabes, com referência à punição e a tortura.

Apesar das ameaças, ontem à noite, a Turquia realizou uma operação 35 km dentro da Síria, para repatriar o caixão de Suleyman Shah, avô do fundador do Império Otomano, e para evacuar os 40 soldados turcos em guarda no túmulo, que foi localizado em uma área considerada um enclave turco, mas agora controlada pelo ISIS. O complexo foi destruído para evitar que fosse ocupado por milicianos fundamentalistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário