Páginas

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Noruega: judeus e muçulmanos de mãos dadas ao redor da sinagoga de Oslo

Duas mil pessoas, sábado, por iniciativa de jovens muçulmanos, para apoiar a comunidade judaica desde os ataques de Copenhaga


Roma, 23 de Fevereiro de 2015 (Zenit.org)


O ataque terrorista em Copenhaga uniu judeus e muçulmanos na Noruega, que, no último sábado, na capital Oslo, se deram as mãos para formar um anel de paz em torno da sinagoga da cidade. Um sinal forte de solidariedade, por meio do qual os jovens islâmicos de Oslo quiseram mostrar o seu apoio à comunidade hebraica, depois de dois atentados do dia 15 de Fevereiro.

O primeiro, de manhã, quando o jovem de 22 anos, Omar El-Hussein, dinamarquês de origem palestina, atirou em um congresso que recordava o massacre no jornal satírico francês, Charlie Hebdo; o segundo, na tarde, perto da sinagoga, com outro tiroteio que matou duas pessoas e feriu outras cinco.

Segundo os organizadores participaram dessa iniciativa, também aberta para outros credos, cerca de 2000 pessoas. Entre estes o jovem de 26 anos, Atif Jamil, que declarou à AFP: "Queremos demonstrar que estamos ao lado do povo judeu e que queremos protege-los. Não queremos extremistas na Noruega que pensam que podem fazer o que quiserem contra as pessoas comuns”. A ideia é, portanto, “dizer aos terroristas e extremistas que se quiserem ferir os nossos irmãos e irmãs devem primeiro passar por cima de nós”.

Por sua parte, o director da comunidade judaica, Ervin Kohn - relata a Radio Vaticana – definiu a corrente humana de um fato positivo, para reduzir especialmente as tensões e os preconceitos que existem entre muçulmanos e judeus.

Sem comentários:

Enviar um comentário