Páginas

sábado, 28 de fevereiro de 2015

São Gabriel de Nossa Senhora das Dores

São Gabriel nos ensina que nossa alegria esteja sempre fundamentada em Cristo e no fiel cumprimento de sua vontade


Horizonte, 27 de Fevereiro de 2015 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


"Reunia em si muitos dotes dificilmente encontráveis numa só pessoa. Era em verdade belo de alma e de corpo", assim era definido São Gabriel de Nossa Senhora das Dores, um jovem que desde a mais tenra idade dedicou sua vida a Deus. Nasceu na cidade de Assis em 1º de Março de 1838. Recebeu o nome de Francisco em homenagem ao Santo de Assis. Francisco tinha 12 irmãos, seu pai era advogado e sua mãe era uma nobre. O casal era um testemunho cristão de vivência do sacramento que veio a dissolver-se com a morte da esposa.

Francisco tinha quatro anos e com sua família foram para a cidade de Espoleto. Com a morte também de sua irmã mais velha, Francisco manifestou ao seu pai o desejo de ir para o convento. Em 1856 ingressou na congregação dos Passionistas, que tinha como missão anunciar através da vida contemplativa e do apostolado, o amor de Deus revelado na Paixão de Cristo". A partir do recebimento do hábito passou a se chamar Gabriel de Nossa Senhora das Dores por sua vocação religiosa e o amor à Virgem Dolorosa.

Foi um jovem de profunda vida espiritual e bondade. Dedicava-se à oração e meditação e também aos trabalhos de forma admirável, bem como a renúncia severa aos hábitos carnais e mundanos. Sempre com um sorriso austero e dócil o jovem conduzia sua vida monástica com perfeição. Dizia ele sempre: "Nossa perfeição não consiste em fazer coisas extraordinárias, mas em executar bem as ordinárias".

Em 1858, Gabriel iniciou seus estudos em vista do sacerdócio. Em 1861 recebeu as ordens menores mas devido à uma grave tuberculose não viria a tornar-se sacerdote.

Faleceu em 27 de Fevereiro de 1862 com vinte e quatro anos na Ilha do Grande Sasso. Foi beatificado no ano de 1908, e canonizado em 1920 pelo Papa Bento XV que o apresentou como modelo para a juventude. Foi também declarado pelo Papa Pio XI, co-patrono da Acção Católica, em 1926.

Sem comentários:

Enviar um comentário