Páginas

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

São Sérgio

São Sérgio nos anima a sermos fiéis e defendermos a fé que professamos não obstante as dificuldades que nos são impostas


Horizonte, 24 de Fevereiro de 2015 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


São Sérgio foi um grande combatente dos cultos pagãos reprovando severamente o culto à ídolos e propagando a fé cristã.

Viveu em uma turbulenta época de perseguições aos cristãos imposta pelo imperador Diocleciano no período de 284 à 305. Aos cristãos era imposto o culto aos deuses pagãos sob pena de morte se não o fizessem. Sua história narra grandes demonstrações de fé e coragem em favor do anúncio do Deus vivo e verdadeiro.

Sérgio seguia sua vida monástica no deserto. Impulsionado pelo Espírito Santo, dirigiu-se para a cidade da Cesaréia onde se deparou com os cristãos que haviam sido convidados pelo governador da Capadócia, Saprício, que os prendeu e os obrigou a adorar o deus pagão Júpiter em praça pública.

Ao perceberem a chegada do monge os cristãos voltaram-se para ele desviando assim a atenção ao deus pagão. São Sérgio proclamou então a verdade sobre o culto aos falsos deuses e a doutrina acerca do único e verdadeiro Deus. O sacerdote pagão inflamado de raiva pela atitude de São Sérgio informou ao imperador que ordenou sua prisão e o obrigou a prestar culto. Sérgio manteve-se firme em sua fé e morreu decapitado ali mesmo na praça.

O corpo do mártir foi recolhido pelos cristãos que ali estavam e sepultado na residência de uma piedosa senhora. As relíquias do santo foram transladadas posteriormente para a cidade de Ubeda na Espanha.

O testemunho de São Sérgio deve nos animar a sermos fiéis à doutrina e à fé que professamos mesmo diante dos desafios e falsos deuses que nos são apresentados.

Sem comentários:

Enviar um comentário