Páginas

sexta-feira, 27 de março de 2015

A Igreja da Inglaterra terá o primeiro casal de bispos

Em Julho, a ordem episcopal será conferida a Alison White, cujo esposo já é bispo


Madrid, 26 de Março de 2015 (Zenit.org)


A Igreja da Inglaterra terá o primeiro casal em que ambos os cônjuges, marido e mulher, serão bispos. A novidade acontecerá assim que Alison White for consagrada bispa de Hull, no próximo dia 3 de Julho.

Alison é casada com Frank White, bispo adjunto em Newcastle, norte da Inglaterra. Sua designação episcopal foi anunciada recentemente pelo arcebispo de York, John Sentamu. Alison White será a segunda mulher a ser bispa na Igreja da Inglaterra em cinco séculos de história.

Libby Lane, a primeira, foi consagrada em Janeiro. Ela é casada com o capelão do aeroporto de Manchester, tem dois filhos e pertence à primeira geração de mulheres ordenadas como sacerdotisas no anglicanismo, duas décadas atrás.

A Igreja Anglicana, com mais de 80 milhões de fiéis em todo o mundo, já tinha bispas nos Estados Unidos, na Austrália, no Canadá, na Suazilândia e no País de Gales.

O sínodo geral da Igreja da Inglaterra aprovou a reforma histórica no ano passado, permitindo que mulheres fossem nomeadas bispas no país.

1 comentário:

  1. Acho muito bem que tanto mulheres como homens sejam membros do clero! Considero mais acertado, ainda, que estes membros possam ser casados e ter famílias constituídas! Possivelmente, se esse fosse o caso na Igreja Católica, não haveria tantos casos de pedofilia entre membros do clero. São homens e mulheres como os outros e as outras. Se tivessem esse o direito ao matrimónio talvez não tivesses gostos, e desejos, tão perversos!

    ResponderEliminar