Páginas

quinta-feira, 26 de março de 2015

Audiência: Papa renova o apelo a rezar pelo Sínodo da Família

Na solenidade da Anunciação, Francisco recorda que a Igreja não pode esquecer as famílias, mesmo quando está longe ou cai no pecado


Cidade do Vaticano, 25 de Março de 2015 (Zenit.org) Rocio Lancho García


Roma amanheceu hoje com chuva forte, o que não impediu milhares de fiéis provenientes de todo o mundo de estarem presentes na Praça de São Pedro para participar da audiência geral com o Santo Padre Francisco.

Antes de chegar à praça, o Papa parou na sala Paulo VI, para saudar brevemente os enfermos que acompanham de lá a audiência. Depois, ele percorreu a praça no papa-móvel coberto, cumprimentando e abençoando os presentes. Um ‘telhado’ colorido foi formado com os guarda-chuvas hoje na Praça de São Pedro.

No ciclo de catequeses que o Papa está fazendo sobre a família, esta manhã, ele dedicou o dia para celebrar a Anunciação. Resumindo em português, Francisco disse: “Hoje, dia 25 de Março, celebramos a solenidade da Anunciação, quando o Arcanjo Gabriel anunciou à Virgem Maria que ela daria à luz o Filho de Deus feito homem. Tem assim início do mistério da Encarnação do Verbo divino, que quis nascer numa família humana. Hoje também se celebra a Jornada pela vida. Neste contexto, é preciso reafirmar o compromisso da Igreja junto da família, duas realidades unidas por um laço sagrado e inviolável”.

Ele destacou que “a Igreja, como mãe, nunca abandona a família, mesmo quando ela cai no pecado ou se afasta da Igreja. Esta não poupa esforços para cuidar, curar e convidar as famílias à conversão e à reconciliação com o Senhor. Para cumprir esta missão, a Igreja precisa de muita oração! Por isso, renovamos hoje o apelo a rezar a oração pelo Sínodo dos Bispos sobre a família, que se realizará no próximo mês de Outubro. Esta oração ajudará a Igreja no compromisso de dar testemunho da verdade do amor de Deus e da sua misericórdia pelas famílias, de modo que nenhuma se sinta excluída ou continue «cansada e abatida, como ovelha que não tem pastor»”.

Em seguida, o Santo Padre saudou os peregrinos de língua portuguesa, “particularmente os fiéis do Outeiro da Cortiçada e da Diocese de Taubaté. Nesta última etapa quaresmal, faço votos de que a vossa peregrinação a Roma fortaleça em todos a fé e consolide, no amor divino, os vínculos de cada um com a sua família, com a comunidade eclesial e com a sociedade. Que Nossa Senhora vos acompanhe e proteja!”, concluiu.

Ainda na audiência de hoje, o Papa pediu “a justiça do trabalho”. Francisco voltou a fazer um apelo para que “a lógica do lucro não prevaleça e sim a lógica da solidariedade e da justiça”. E frisou que “ao centro de todas as questões, especialmente aquela trabalhista, deve estar a pessoa e sua dignidade”. “Quando não se ganha o pão, perde-se a dignidade”.

E continuou, alertando que “este é o drama do nosso tempo, especialmente para os jovens, que sem trabalho, não têm perspectivas para o futuro e podem se transformar em presas fáceis para organizações criminosas".

Ao concluir a audiência, após as saudações em diferentes línguas, o Papa dedicou uma saudação especial aos jovens, aos doentes e recém-casados. "Acolho-vos com alegria no dia em que a Igreja celebra a Solenidade da Anunciação. Neste mistério, vemos o desenho em que Deus nos fez partícipes de sua vida imortal e também a generosa disponibilidade de Maria, que acolheu com fé a mensagem de um anjo", afirmou. E assim, desejou de coração aos jovens, aos que sofrem e aos recém-casados, que cresçam na generosa disponibilidade na relação com o Senhor, seguindo o exemplo da Virgem Santa".

Sem comentários:

Enviar um comentário