Páginas

sábado, 28 de março de 2015

Bósnia: apresentado o lema e o logo da viagem do papa a Sarajevo

O lema é A paz esteja convosco e o logo é uma pomba com o ramo de oliveira, símbolo da paz


Roma, 27 de Março de 2015 (Zenit.org) Sergio Mora

O cardeal arcebispo de Sarajevo, dom Vinko Puljic, apresentou hoje na capital da Bósnia Herzegovina o lema e o logo da viagem que o papa Francisco fará no próximo dia 6 de Junho ao país. O lema é “A paz esteja convosco” e o logo é uma pomba com o ramo de oliveira, símbolo da paz, e com a cruz, parte da qual é um triângulo estilizado que simboliza as fronteiras da Bósnia. A obra dos artistas Miroslav Setka e Dragan Ivankovic usa as cores branca, azul, amarela e vermelha, que representam a bandeira do país e a presença dos croatas em seu território.

Durante a apresentação, o cardeal Puljic explicou que o lema e o logo foram inspirados nas palavras do papa ao anunciar que a sua visita quer fomentar o processo de paz na Bósnia.

Sobre o lema "A paz esteja convosco", expressão com que Jesus saudou os discípulos em sua aparição depois da Ressurreição, o purpurado afirmou: "Os tempos em que vivemos são de incerteza sobre o futuro e, por isso, todos os habitantes deste país, especialmente nós, católicos, precisamos de um encorajamento desses".

A Bósnia Herzegovina, situada nos Balcãs, conta hoje com pouco mais de 4 milhões de habitantes. Em seu afã por unificar a antiga Jugoslávia, o ditador Tito forçou migrações étnicas para misturar os povos dentro do território. Em 1992, a Bósnia Herzegovina proclamou sua independência da Jugoslávia após o referendo de 1º de Março, com o apoio dos bósnio-croatas, que são muçulmanos. Já os sérvio-bósnios se opuseram, dando início a uma cruel guerra civil em que eles próprios (30% da população) tentavam criar a Grande Sérvia, com apoio da ex-Jugoslávia, por meio de uma terrível operação de limpeza étnica, em particular contra os muçulmanos.

As forças da ONU intervieram. O exército sérvio-bósnio foi derrotado e o presidente sérvio Slobodan Milošević assinou a Paz de Dayton em 21 de Novembro de 1995. O preço da guerra foi de 250.000 mortos e mais de 2,5 milhões de refugiados.



in

Sem comentários:

Enviar um comentário