Páginas

quinta-feira, 26 de março de 2015

O Vaticano confirma que o Santo Padre estará em Turim nos dias 21 e 22 de junho

Na ostensão do Santo Sudário e no bicentenário do nascimento de dom Bosco, Francisco aproveitará para visitar sua família piemontesa


Cidade do Vaticano, 26 de Março de 2015 (Zenit.org) Rocio Lancho García


Turim nos dias 21 e 22 de Junho por ocasião da ostensão do Santo Sudário e aproveitará para se encontrar com alguns dos seus familiares que vivem no Piemonte, anunciou hoje a Sala de Imprensa do Vaticano durante a conferência de imprensa de apresentação da viagem.


O lema desta ostensão é “O Amor maior”. A peregrinação a Turim, disse o bispo Cesare Nosiglia, não é uma viagem a um lugar santo nem à tumba dos mártires, mas “uma viagem comunitária e interior, uma peregrinação dentro de cada um, que tem o seu ápice no encontro com a imagem do Homem das Chagas”. Um encontro, precisou dom Nosiglia, que provoca comoção e convida à conversão e ao serviço.

O papa visitará Turim “para venerar o Santo Sudário e prestar homenagem a São João Bosco” no segundo centenário do seu nascimento, além de agradecer a Deus pelo dom do “santo dos jovens” e pelo serviço que a família salesiana continua desenvolvendo em todo o mundo na educação, na missão, no desporto e na comunicação.

A visita do papa a Turim terá uma “mini-JMJ”, com encontros, debates, oração e momentos de festa para entrar em contacto com os jovens. O bispo de Turim anunciou a presença da Cruz da JMJ, que fará uma parada na cidade durante o seu trajecto até Cracóvia. Assim como em outras ostensões, haverá um espaço especial para os doentes, porque o Santo Sudário “evoca a dor, mas também a esperança e a solidariedade concreta”.

Outro anúncio feito hoje pelo prelado é que as esmolas dos peregrinos que visitarem o Santo Sudário serão entregues ao Santo Padre.

Participou da conferência de imprensa a vice-prefeita de Turim, Elis Tisi, que destacou o trabalho dos voluntários. Dom Roberto Gottardo, presidente da comissão diocesana para o Santo Sudário, apresentou uma publicação que, mais do que um guia de serviços para os visitantes, pretende “destacar o significado da proposta da ostensão do Santo Sudário, tanto em geral quanto no caso particular de 2015, bicentenário do nascimento de dom Bosco”.

Quanto à mini-JMJ, o pe. Luca Ramello, diretor da pastoral juvenil da diocese, apresentou o encontro de 19 a 21 de junho voltado aos jovens e adolescentes dos oratórios, paróquias, associações, congregações, movimentos e grupos juvenis. Para mais informações, pode-se consultar o site www.turinforyoung.it.

Toda a preparação e o desenvolvimento do evento podem ser acompanhados nas redes sociais:

- Twitter: @Sindone2015
- Youtube: Sindone2015.

Sem comentários:

Enviar um comentário