Páginas

quarta-feira, 25 de março de 2015

Santa Catarina da Suécia

Santa Catarina nos ensina que a obediência ao projecto de Deus nos garante a felicidade plena e nos remete à santidade


Horizonte, 24 de Março de 2015 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


Catarina, nasceu na cidade Finstad, próximo a Upsala (Suécia) no ano de 1331. Proveniente de família nobre e cristã, era a quarta filha do Príncipe Ulf Gudmarsson, e de sua esposa, Brígida que se tornaria Santa Brígida da Suécia. Catarina recebeu sólida formação cultural e espiritual sendo aos sete anos confiada à tutela da abadessa do Mosteiro Cisterciense de Bisberg para dar continuidade aos estudos.

Aos dezasseis anos, Catarina foi orientada por seu pai a casar-se com o Conde Edgard Lydersson van Kurner que juntamente com Catarina fizeram os votos de celibato e viveram uma vida fraterna de oração e dedicação às obras de caridade até mesmo quando Edgard foi acometido de uma grave paralisia. Este testemunho rendeu muitas transformações na família.

Neste mesmo tempo, ocorre o falecimento do pai de Catarina e sua mãe Brígida resolve dedicar-se à vida religiosa indo embora para Roma onde se estabeleceu no Mosteiro de Farfa, no Lácio. Catarina, no ímpeto de rever a mãe obtém do esposo a concessão para viajar até Roma no ano de 1350. Passado algum tempo de sua chegada Catarina resolve voltar, porém é convencida por sua mãe a ficar visto que Deus havia revelado a Brígida que Catarina deveria acompanhar-lhe na vida religiosa e que seu esposo iria falecer.

Tomada de grande dor e pesar pela perca do esposo, Catarina sofreu uma terrível depressão a qual foi vencida graças a uma intervenção da Virgem Maria que lhe aconselhou a seguir sua mãe nas missões. Juntas fundaram mosteiro de Vadstena, na Suécia, criaram a Ordem de São Salvador e visitaram inúmeras igrejas realizando obras de caridade, atendendo aos pobres e catequisando os estrangeiros.

Após peregrinarem à Roma, no ano 1373 faleceu sua mãe Brígida. Seu corpo foi transladado para a Suécia por Catarina e seu irmão. Catarina ingressou no Mosteiro de Vadstena onde se tornou abadessa. Alguns anos depois viaja para Roma para apresentar ao Papa o pedido de canonização de sua mãe.

Retornando de Roma para a Suécia, foi acometida de grave doença e no dia 24 de Março de 1381, aos cinquenta anos, veio a falecer. Sua canonização ocorreu em 1484 confirmada pelo Papa Inocêncio VIII.

Sem comentários:

Enviar um comentário