Páginas

terça-feira, 31 de março de 2015

São João Clímaco

São João Clímaco nos revelou a escada que devemos subir para alcançar a vida em plenitude


Horizonte, 30 de Março de 2015 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros

Uma vida de eremita “vivida no amor por Deus e pelo próximo, anos durante os quais lamentou, rezou, lutou contra os demónios”, assim definiu o Papa Bento XVI em sua catequese sobre São João Clímaco que nasceu por volta do ano 579 na Síria. Os registos hagiográficos sobre João Clímaco são poucos e chega a nós pelos escritos do monge Daniel do mosteiro de Raithu, o qual narra que João era palestino e desde cedo se dedicou aos estudos destacando-se por sua inteligência.

Aos 16 anos ingressou no mosteiro de Vatos no Monte Sinai e tornou-se noviço. Profundamente imerso na vida de oração e reclusão, o jovem João recebeu valorosas orientações espirituais do monge Martyrius. Após a morte de Maryrius, João retirou-se para as montanhas na localidade de Tola, onde permaneceu por cerca de 20 anos dedicando-se incansavelmente à oração, estudo da vida dos santos, jejuns e mortificação e visitando alguns mosteiros em Alexandria. Sua fama ia se espalhando e logo muitas pessoas acorriam à ele para aconselharem-se e receber orações.

Quando João completara setenta e cinco anos, foi convencido pelos monges do Sinai a tornar-se abade geral do mosteiro e assim retornou. Após seu retorno, além de empreender a construção de hospitais e hospedarias contando com a ajuda do Papa Gregório o Magno, escreveu o livro chamado "Escada do Paraíso", que traça os trinta degraus para subir e alcançar a perfeição da alma. Desta obra, o Papa Bento XVI dedicou uma belíssima catequese que pode ser apreciada no link a seguir: http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2009/documents/hf_ben-xvi_aud_20090211.html

Desta obra, surgiu o nome Clímaco que provém do termo grego “klímakos” que significa escada. João Clímaco faleceu no dia 30 de Março do ano 649. O Papa Bento XVI assim o definiu: “A vida de João desenvolve-se entre duas montanhas, o Sinai e o Tabor, e verdadeiramente pode-se dizer que dele se irradiou a luz vista por Moisés no Sinai e contemplada pelos três Apóstolos no Tabor”

Sem comentários:

Enviar um comentário