Páginas

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Arte e música, estrada para a "vida de santidade"

Neste sábado, em Milão, o penúltimo encontro do projecto "Sinais de Beleza"


Milão, (Zenit.org)


A iniciativa “Sinais de Beleza” chega à quarta e penúltima noite da temporada musical começada em Janeiro, na Itália. Com o concerto de 25 de Abril, a iniciativa procura oferecer lampejos sobre Deus e a Sua Beleza.

Depois dos eventos dedicados à Epifania, à Quaresma e à Semana Santa, a quarta noite aborda a "Vida de Santidade", com o propósito de descobrir a Deus e a sua beleza através da arte e da música, enxergando e destacando a inspiração divina que guiou artistas e músicos na composição de obras de extraordinário refinamento.

Em 25 de Abril, às 21h, a noite será aberta na Basílica de Sant'Eustorgio, de Milão, com uma breve explicação de uma obra de arte presente na basílica; a seguir, o concerto com músicas de Mozart e a Sinfonia Pastoral de Beethoven.

Luciano Formica, professor de Design Artístico Aplicado na Academia de Belas Artes de Brera, explicará a Arca de São Pedro Mártir, de cuja restauração ele foi o responsável no final dos anos 1990. O monumento, que fica no centro da Capela Portinari, contígua à basílica, foi feito entre 1336 e 1339. O trabalho de escultura gótica de Giovanni de Balduccio, em mármore de Carrara, foi encomendado pelos dominicanos, a ordem sacerdotal a que pertencia São Pedro e que, na época, guardava o convento de Porta Ticinese.

Assassinado em 1252, ele mal teria tido tempo de escrever no chão a palavra "creio" antes de morrer. Santificado em 1253 devido ao martírio sofrido, foi nomeado padroeiro de quem sofre de enxaqueca. Seu sarcófago, de rara beleza, representa a espiritualidade dominicana: é apoiado em oito pilares quadrangulares de mármore vermelho, ladeados por figuras femininas que representam as virtudes cardeais e teologais.

Nas laterais do túmulo há oito baixos-relevos com a história da vida de Pedro de Verona, intercalados com figuras de santos e apóstolos. Outras oito estátuas menores se elevam da tampa, coroada por um tabernáculo com Nossa Senhora no trono.

Após a breve exposição, acontecerá o concerto conduzido pelo maestro e director artístico da temporada, Michele Brescia, que dirige a orquestra sinfónica Carlo Coccia. Através das imagens musicais, podem ser simbolicamente percorridos os estágios da vida humana até se chegar à Ressurreição.

“Contemplata aliis tradere” é a definição de apostolado de Tomás de Aquino, que pertencia à ordem dos dominicanos, e que se encaixa no propósito dessas noites de arte e beleza. "É uma contemplação que, quase naturalmente, por uma espécie de necessidade interior, se torna pregação do que se contemplou", diz o pe. Giorgio Riva, pároco de Sant'Eustorgio, que, no dia seguinte, domingo, 26 de Abril, celebrará a missa dedicada a São Pedro Mártir.

Sem comentários:

Enviar um comentário