Páginas

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Francisco: judeus e cristãos devem ser testemunhas de Deus hoje

O Santo Padre recebe a Conferência de Rabinos Europeus


Cidade do Vaticano, 22 de Abril de 2015 (Zenit.org) Sergio Mora


O papa Francisco recebeu nesta segunda-feira uma delegação da Conferência de Rabinos Europeus, que, pela primeira vez, foi ao encontro de um pontífice no Vaticano. Durante o encontro, o papa recordou a importância da declaração conciliar “Nostra Aetate”, ponto de referência para o diálogo inter-religioso, assim como a necessidade de ressaltar a dimensão espiritual e religiosa diante da ameaça do ateísmo e do secularismo. Francisco manifestou ainda a preocupação com as tendências anti-semitas, reiterando que “todo cristão deve deplorar firmemente qualquer forma de anti-semitismo, expressando a sua solidariedade para com o povo judeu”.

O papa iniciou o encontro manifestando a sua alegria com este evento e, ao mesmo tempo, dando à delegação os pêsames pela morte do rabino emérito de Roma, Elio Toaff, "homem de paz e de diálogo" que recebeu o papa João Paulo II na histórica visita à Grande Sinagoga de Roma, em Abril de 1986. Devido ao falecimento do rabino emérito, o actual rabino-chefe de Roma, Riccardo Di Segni, não esteve presente no encontro com o papa.

Em seu discurso, o papa lembrou que o diálogo entre a Igreja católica e as comunidades judaicas prossegue e que, em 28 de Outubro, celebram-se os 50 anos da declaração conciliar “Nostra Aetate”, ponto de referência do sempre necessário diálogo inter-religioso.

Pouco depois, foi abordada a problemática europeia, que demanda uma ênfase na “dimensão espiritual e religiosa da vida humana”, já que, “numa sociedade cada vez mais marcada pelo laicismo e ameaçada pelo ateísmo, corre-se o risco de viver como se Deus não existisse. O homem sente com frequência a tentação de tomar o lugar de Deus, de se considerar o critério de tudo, de pensar que pode controlar tudo, de se sentir autorizado a usar tudo o que o cerca de acordo com o seu arbítrio”.

"É muito importante recordar que a nossa vida é um dom de Deus e que a Ele devemos confiar-nos e dirigir-nos sempre. Judeus e cristãos têm o dom e a responsabilidade de contribuir para manter vivo o senso religioso da humanidade de hoje e da nossa sociedade, dando testemunho da santidade de Deus e da vida humana: Deus é santo e é sagrada e inviolável a vida que Ele nos deu”.

Francisco também manifestou preocupação com as tendências anti-semitas e com os actos de ódio e violência verificados na Europa actual e afirmou: “Todo cristão deve deplorar firmemente qualquer forma de anti-semitismo, expressando a sua solidariedade para com o povo judeu”.

O papa recordou ainda o recente 70º aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz, "onde se consumou a grande tragédia da Shoah. A memória do que aconteceu no coração da Europa deve ser uma advertência para as gerações presentes e futuras. Igualmente, é preciso condenar, em qualquer outro lugar, as manifestações de ódio e de violência contra os cristãos e contra os fiéis de outras religiões".

Ao terminar a audiência, o Santo Padre agradeceu “de todo o coração por esta visita, tão significativa”; desejou o melhor para as comunidades judaicas e lhes assegurou a sua oração. Por fim, pediu que não se esquecessem de rezar por ele e se despediu com a frase “Shalom Alechem!”.

Sem comentários:

Enviar um comentário