Páginas

sábado, 25 de abril de 2015

"Marginalizar a religião faz os jovens presas de grupos extremistas"

O observador vaticano na ONU, mons. Auza, falou no Palácio de Vidro, em um debate sobre o papel dos jovens no combate ao extremismo e na promoção da paz


Roma, 24 de Abril de 2015 (Zenit.org)


A educação na família como um antídoto contra o extremismo violento e o compromisso contra a fome no mundo. Sobre estas questões articulou o discurso na sede da ONU em Nova York de Mons. Bernard Auza, Observador Permanente da Santa Sé na ONU, durante um debate sobre o papel dos jovens com combate ao extremismo e na promoção da paz.

Lembrando que a família "é a primeira educadora dos filhos", o prelado instou os Estados a apoiar as famílias nos "esforços para educar as crianças e os jovens nos valores do diálogo e do respeito pelos outros", de modo a resistir ao que só "em um primeiro momento" pode ​​parecer uma chamada interessante para uma "causa superior” e a uma “aventura" com os grupos extremistas.

Chamado que sempre, muitas vezes -  lembrou o observador vaticano – chega pela Internet, lugar que pode ser usado para “entrar em contacto, fazer amizades e conhecer as grandes culturas e tradições” de todo o mundo. No entanto, ressaltou mons. Auza, "estes grandes avanços tecnológicos também podem ser manipulados para difundir mensagens de ódio e violência". As causas são crise de “identidade sócio-cultural", "falta de integração", "alienação e insatisfação", mas também ruptura com as próprias famílias de origem.

A crise dos valores também prospera ao distanciar os jovens da educação religiosa. Sendo a religião a guardiã de “tais sistemas de valores”, as políticas “que procuram reduzir ao mínimo ou eliminar” o seu influxo poderiam “deixar o jovem desorientado, alienado, marginalizado”, fácil presa da mensagem dos grupos extremistas.

A reunião na ONU foi também uma oportunidade para mons. Auza, para lembrar o "progresso feito nas duas últimas décadas" pela Santa Sé a fim de retirar 660 milhões de pessoas da pobreza no mundo. É necessário, porém, “maiores esforços” para alcançar os Objectivos de desenvolvimento sustentável (SDGs) "para todos os Países", à luz dos mais recentes dados do Banco Mundial: 1,2 mil milhões de pessoas no mundo não têm acesso à electricidade, 870 milhões estão desnutridas e 780 milhões não têm acesso a água potável.

Uma solução está no aumento dos recursos financeiros. Auza, de facto, observou que o aumento dos investimentos vai ajudar a garantir melhores serviços para aqueles que estão hoje em condições de especial dificuldade.

Sem comentários:

Enviar um comentário