Páginas

quarta-feira, 22 de abril de 2015

O papa reitera o apelo para que sejam evitadas novas mortes no Mediterrâneo

São homens e mulheres como nós, irmãos nossos que buscam uma vida melhor, famintos, perseguidos, feridos, explorados, vítimas de guerras


Roma, 21 de Abril de 2015 (Zenit.org)


O papa Francisco reiterou neste domingo o seu apelo à comunidade internacional para que “aja com decisão e rapidez” e evite mais tragédias como a deste domingo no Mar Mediterrâneo, onde 700 pessoas desapareceram depois do naufrágio do barco em que rumavam para a Itália. “Dirijo um premente chamamento à comunidade internacional para que aja com decisão e rapidez, para evitar que tragédias similares se repitam”.

O pontífice recordou também que os desaparecidos “são homens e mulheres como nós, irmãos nossos que buscam uma vida melhor, famintos, perseguidos, feridos, explorados, vítimas de guerras… Eles buscavam a felicidade”.

Francisco se manifestou depois de rezar o Regina Coeli com os milhares de fiéis congregados na Praça de São Pedro, a quem convidou a “rezar em silêncio, todos juntos, por estes irmãos e irmãs (...) Expresso a minha mais profunda dor diante desta tragédia e asseguro para os desaparecidos e suas famílias a minha lembrança e a minha oração”.

Durante a audiência que manteve na semana passada com o presidente da República italiana, Sergio Mattarella, o papa já tinha feito um apelo à comunidade internacional para que promova “um envolvimento mais amplo” na resposta ao desafio da imigração. “É evidente que as proporções do fenómeno requerem um envolvimento mais amplo. Não podemos nos cansar de solicitar um empenho mais extenso nos âmbitos europeu e internacional”.

Mais de mil pessoas morreram no Mediterrâneo desde o começo deste ano. Os naufrágios têm sido quase diários. Mais de dez mil imigrantes vindos da costa do norte de África foram resgatados pela Guarda Costeira italiana só nestes primeiros meses de 2015. Ainda estão desaparecidas 400 pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário