Páginas

sábado, 25 de abril de 2015

Papa presenteia presidente checo com uma caneta, para que assine pela paz

O presidente Zeman da República Checa presenteou o Papa com uma imagem do Menino Jesus de Praga


Cidade do Vaticano, 24 de Abril de 2015 (Zenit.org) Sergio Mora


O Papa Francisco recebeu esta manhã, no Vaticano, o presidente da República Tcheca, Milos Zeman, em uma audiência privada que durou cerca de 30 minutos, saudou a delegação e houve a tradicional troca de presentes.

Ele é o presidente eleito pelo voto directo dos cidadãos, após o fim do sistema indirecto parlamentar e início do presidencialismo. Acompanharam a delegação dois jornalistas, um deles de Zenit em italiano.

Ao chegar, o presidente disse em Inglês que foi uma grande honra conhecer o chefe da Igreja Católica. O Papa respondeu: 'Welcome'. O presidente falou em checo e o Papa em italiano, e se comunicaram com a ajuda de um intérprete.

O presidente deu ao Papa cinco pastas de couro para viagem, nas cores verde, bordeaux, vermelho, branco e preto. Francisco ao ver a verde exclamou: "Esta é perfeita para entregar a próxima encíclica sobre custodiar a criação".

Na tradicional troca de presentes, o presidente deu uma imagem do Jesus Menino de Praga, medindo cerca de 40 centímetros, com tecido de veludo vermelho bordado a ouro. E o Papa deu um exemplar encadernado da Evangelii Gaudium explicando que se refere a dignidade das pessoas em todas as formas.

O Presidente Zeman disse ao Papa: “o senhor disse que perder o emprego é perder a dignidade, também acontece isso com os idosos que são abandonados nos asilos". E falando sobre os idosos e enfermos pediu para abençoar a pedra fundamental para a abertura de um hospital para doentes terminais.

O Papa também ofereceu uma medalha da paz exprimindo o desejo de que “os governos trabalhem sempre por ela”. E também uma caneta, precisando que "seja utilizada pela paz". E o presidente respondeu que ele nunca usaria a caneta para assinar qualquer coisa relacionada a fins bélicos. Em seguida, o presidente se reuniu com o secretário para as Relações com os Estados, Richard Gallagherd. 

Sem comentários:

Enviar um comentário