Páginas

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Política europeia: liberdade religiosa deve ser uma das prioridades

Presidente da Conferência Justiça e Paz Europa se reúne com o representante especial europeu para os Direitos Humanos


Roma, 23 de Abril de 2015 (Zenit.org)


Incluir a liberdade religiosa nas prioridades políticas da União Europeia para a defesa dos direitos humanos é o pedido feito por dom Jean-Claude Hollerich, arcebispo de Luxemburgo e presidente da Justiça e Paz Europa. Em Bruxelas, o prelado se reuniu com o representante especial europeu para os Direitos Humanos, Stavros Lambrinidis.

A reunião, acompanhada pelo secretário geral da COMECE (Comissão das Conferências Episcopais da Comunidade Europeia), foi realizada "no contexto da revisão do plano de acção da UE em matéria de direitos humanos e democracia", conforme a Rádio Vaticano. "Referindo-se à situação actual das minorias religiosas, incluindo os cristãos perseguidos em muitos países por causa da fé, dom Hollerich alertou contra a tendência a negligenciar o direito à liberdade religiosa, supondo que ele esteja simplesmente incluído na liberdade de expressão".

“É importante”, enfatizou o arcebispo de Luxemburgo, “que a promoção da liberdade religiosa e a protecção das minorias religiosas tenham destaque na agenda europeia de direitos humanos, de modo a assegurar este direito fundamental em todas as suas dimensões, tanto individuais quanto colectivas".

O prelado sublinhou "a necessidade de uma correta aplicação das orientações sobre liberdade religiosa recentemente adoptadas pela UE" e lançou "um apelo por uma intensificação do esforço europeu no constante diálogo com as Igrejas e comunidades religiosas no tocante à liberdade de religião".

Durante a entrevista, "também foi discutida a promoção dos direitos humanos como parte da política de desenvolvimento da UE". Neste contexto, "as políticas educacionais têm sido consideradas uma ferramenta eficiente para combater o extremismo e as violências religiosas".

Sem comentários:

Enviar um comentário