Páginas

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Santa Catarina de Sena

"Foi no seio da Igreja hierárquica que o Senhor depositou o seu mais precioso tesouro", bradava a jovem Doutora da Igreja


Horizonte, 29 de Abril de 2015 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


Catarina nasceu no dia 25 de Março do ano 1347 na cidade de Siena, Itália. Foi a vigésima-quarta filha da família. Seus pais eram Giacomo di Benincasa e Lapa Piagenti, uma família burguesa e muito católica. Desde cedo elevava o pensamento para as coisas de Deus, mesmo sem poder estudar e de frágil estatura, sua oração almejava com coragem a vivência dos santos.

Ao completar sete anos de idade, fez o voto de castidade, mesmo diante do desejo de sua mãe que se casasse ela se manteve firme no propósito e ia alimentando sua alma de orações, jejuns e penitências. Aos quinze anos decidiu ingressar na Ordem Terceira de São Domingos onde permaneceu enclausurada por muitos anos, vindo a deixar esta condição somente no ano 1374 quando pôs-se a cuidar e acolher os pobres e enfermos, vítimas de uma tenebrosa peste que assolou a região. No ano seguinte na cidade de Pisa, Catarina recebe em seu corpo os estigmas de Jesus Cristo.

O Senhor confirma no coração de Catarina o impulso missionário e ela continua o forte trabalho junto aos mais necessitados e agora tendo de enfrentar o grande desafio de uma ruptura que surgia no coração da Igreja. Conhecido com o Cisma do Ocidente, este episódio de disputa política entre os membros do clero findou por chegar ao papado que foi assolado por grandes disputas, renúncias e divisões. Catarina soube do exílio do Papa em Avinhão e partiu em sua defesa escrevendo e ditando cartas, documentos e realizando diversas viagens que resultaram na segurança do retorno do Papa à Roma que ainda passaria por outro grande abalo semelhante o qual exigiu de Catarina nova e enérgica actuação. Findou por restabelecer a paz em 1377 e ver a sua amada Igreja e clero tomarem o caminho determinado por Deus.

Após estes acontecimentos, Catarina veio a falecer em Roma no dia 29 de Abril de 1380. Antes de sua morte pronunciou: “Se morrer, sabeis que morro de paixão pela Igreja”.  Foi sepultada na Igreja de Santa Maria da Minerva. Foi beatificada pelo Papa Pio II em 29 de Junho de 1461 e canonizada em 04 de Outubro de 1970 pelo Papa Paulo VI que a proclamou Doutora da Igreja. Em 2000 o Papa João Paulo II proclamou Santa Catarina de Sena co-padroeira da Europa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário