Páginas

sábado, 25 de abril de 2015

São Fidelis de Sigmaringen

Morrer foi para Fidelis uma alegria, visto que contemplou a face de Deus convicto da missão cumprida em favor da defesa da fé


Horizonte, 24 de Abril de 2015 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


Fidelis nasceu no ano 1577 na cidade de Sigmaringen, Alemanha. Sua família pertencia à nobreza alemã. Foi baptizado com o nome de Mark Roy. Desde criança foi introduzido nos estudos e logo ingressou na Universidade de Friburgo, na Suiça, onde estudou filosofia, direito civil e canónico vindo a formar-se advogado no ano 1604.

Durante este tempo sempre demonstrou recolhimento, modéstia e zelo com o sagrado. Durante diversas viagens que fez a estudos, visitava doentes nos hospitais e igrejas onde assistia à missa e passava longas horas diante de Jesus Eucarístico. Além disso, sempre acolhia os pobres que encontrava.

Retornou para a cidade de Colmar na Alsácia, onde exerceu a advocacia durante alguns anos. Mesmo na profissão não perdeu seu zelo com os mais necessitados, vindo por vezes a defender causas gratuitamente àqueles mais necessitados e ficou conhecido como o “advogado dos pobres”. Contudo, sua profissão não o satisfazia e abandonou o ofício de advogado para dedicar-se à vida religiosa ingressando na Ordem dos Frades Menores dos Capuchinhos de Friburgo. Estudou e ordenou-se em 4 de Outubro de 1612 adoptando para si o nome de Fidelis, que significa “fiel”.

Devido a sua inteligência e conhecimento, foi logo encarregado das pregações e aconselhamentos vindo a tornar-se guardião do convento capuchinho em Weltkirchen, Feldkirch (na actual Áustria). Neste tempo resgatou e converteu a muitos inclusive calvinistas. A Congregação para a Doutrina da Fé enviou então Fidelis para região de Graubünden do leste da Suíça juntamente com alguns frades auxiliares para combaterem a heresia calvinista que assolava aquela região.

Vários calvinistas foram convertidos para a fé cristã e isso gerou profunda revolta entre os hereges. Planearam então matar Fidelis e no dia 24 de Abril de 1622, após fazer sua confissão e celebrar a Santa Missa, foi apanhado pelos calvinistas que deferiram diversos golpes de espada tirando a vida de Fidelis que os perdoou e abençoou antes de morrer.

Ele foi canonizado pelo Papa Bento XIV no ano de 1724.

Sem comentários:

Enviar um comentário