Páginas

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Tiago Alberione

Anunciar Jesus Cristo aos homens do nosso tempo com os meios do nosso tempo era a missão de Tiago Alberione


Horizonte, 27 de Abril de 2015 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


O beato Tiago Alberione intuiu a necessidade de dar a conhecer Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, "aos homens do nosso tempo com os meios do nosso tempo", dizia o Papa João Paulo II na homilia de beatificação de Tiago Alberione, quarto filho dos seis do casal Miguel e Teresa Allocco. Nascido em San Lorenzo di Fossano, na Itália, no dia 04 de Abril de 1884, desde cedo foi educado na fé católica e ainda criança, quando indagado sobre o que seria quando fosse adulto respondia: “Quero ser padre!”.

E nesta trajectória, Tiago ingressou aos 16 anos no Seminário de Bra iniciando seus estudos que concluiu no Seminário de Alba. Foi acompanhado neste tempo pelo cónego Francisco Chiesa. Extremamente dedicado aos estudos e à oração, Tiago teve no dia 31 de Dezembro de 1900, diante do Santíssimo Sacramento uma experiência mística que nortearia sua missão: foi envolvido por uma luz e no seu coração pulsou o desejo de estar “profundamente comprometido a fazer alguma coisa para o Senhor e para as pessoas do novo século”. Foi ordenado sacerdote no dia 29 de Junho de 1907.

No seminário, assumiu as funções de Director espiritual dos seminaristas, além de leccionar várias disciplinas e dedicar-se a anunciar o Evangelho em diversas paróquias da diocese. Foi enviado para experiência pastoral em Narzole onde amadureceu diversos aspectos de sua missão. Disposto a anunciar o Evangelho sob a inspiração do Apóstolo Paulo, valendo-se dos meios actuais para isso, fundou no dia 20 de Agosto de 1914 a Pia Sociedade São Paulo, conhecida como “Família Paulina”.

Tiago dizia: "O trabalho mais nobre e útil para a sociedade é o apostólico” e assim em 1915 fundou também, com a ajuda da jovem Teresa Merlo, a Congregação das Filhas de São Paulo. A actividade missionária intensificou-se e novas fundações surgiram totalizando dez instituições, em diversos países, com a missão de “cooperar na obra de salvação, anunciar ao mundo Cristo, Mestre-Pastor, anunciá-lo com todas as linguagens novas da comunicação”.

Teve a graça de acompanhar os trabalhos do Concílio Vaticano II e faleceu no dia 26 de Novembro de 1971. Foi beatificado pelo Papa João Paulo II em 27 de Abril de 2003.

Sem comentários:

Enviar um comentário