Páginas

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Um ano da canonização de João Paulo II e João XXIII

Quase um milhão de pessoas testemunharam em Roma este importante evento para a Igreja


Roma, 27 de Abril de 2015 (Zenit.org) Rocio Lancho García


Dois grandes Papas do século XX foram elevados aos altares um ano atrás na Praça de São Pedro, pelo Papa Francisco: João Paulo II e João XXIII, dia 27 de Abril de 2014.

O grande evento foi precedido por um 'Noite Branca', onde uma multidão de peregrinos de todo o mundo pode rezar, participar de adoração, confissão e catequeses em várias igrejas de Roma. Onze igrejas da capital estavam prontas para acolher os fiéis que protagonizaram uma noite de alegria e comemoração por ocasião do evento que teria lugar no dia seguinte.

Muitos definiram 27 de Abril de 2014 como o "dia dos quatro papas", porque Bento XVI não quis perder a celebração e se fez presente na Santa Missa.

Cento e vinte delegações de todo o mundo estavam presentes na liturgia. Também estiveram presente cerca de 24 chefes de estado, reis e 10 chefes de governo. A celebração eucarística foi presidida pelo Papa Francisco e concelebrada por cerca de 140 cardeais e mil bispos, além de 6000 sacerdotes. Quase um milhão de pessoas encheram a Praça de São Pedro e Via della Conciliazione para participar da canonização.

Durante a homilia, o Papa Francisco disse: "São João XXIII e São João Paulo II tiveram a coragem de contemplar as feridas de Jesus, tocar as suas mãos chagadas e o seu lado trespassado. Eles não tiveram vergonha da carne de Cristo, não se escandalizaram d´Ele, da sua cruz; não tiveram vergonha da carne do irmão, porque em cada pessoa atribulada viam Jesus".

Ele descreveu os dois como “homens corajosos, cheios de parresia do Espírito Santo, e deram testemunho da bondade de Deus, da sua misericórdia, à Igreja e ao mundo". Ele também afirmou que "foram sacerdotes, bispos e papas do século XX. Conheceram as suas tragédias, mas não foram vencidos por elas. Mais forte, neles, era Deus".

João XXIII e João Paulo II – destacou o Pontífice - "colaboraram com o Espírito Santo para restabelecer e actualizar a Igreja segundo a sua fisionomia originária, a fisionomia que lhe deram os santos ao longo dos séculos. Não esqueçamos que são precisamente os santos que levam avante e fazem crescer a Igreja”.

Por fim, o Papa Francisco sublinhou: "São João XXIII demonstrou uma delicada docilidade ao Espírito Santo” e “São João Paulo II foi o Papa da família”.

Sem comentários:

Enviar um comentário