Páginas

domingo, 31 de maio de 2015

Notícias de Roma



O “Incontro Romano” completou 25 anos de existência em 2015 e tive a excelente oportunidade de estar presente. Eu, seis portuguesas e mais de uma centena de raparigas de todo o mundo. Viajámos dos nossos países de origem até Roma, onde acontece todos os anos este Incontro.

Na verdade é um encontro. Raparigas com experiências de trabalho pelas administrações de todo o planeta juntam-se para apresentarem as suas visões sobre determinado tema, mas de uma forma muito prática.
 
As administrações são lugares onde se assegura a logística de centros de trabalho ou de estudo. Desde a alimentação à roupa, as administrações cuidam de todos os aspetos do dia-a-dia com um carinho muito familiar e detalhado. Por isso outra coisa não seria de esperar: trabalhos muito interessantes, surpreendentes, criativos. É o efeito "administração" a fazer-se notar nesta juventude que se encontra para partilhar experiências.
 
O melhor de tudo é que o Incontro está integrado numa semana muito especial: a Semana Santa, essa semana intensa que antecede a Ressurreição de Jesus Cristo. Vivê-la em Roma é uma experiência indescritível.
 
O Incontro está, por isso, bem localizado geográfica e temporalmente.
 
O dia dedicado ao evento é preenchido pela apresentação dos trabalhos mais teóricos e com a exposição dos trabalhos práticos, em formato de stands. Há ainda oportunidade para uma conferência, que este ano foi assumida por uma senhora chamada Reyes Rite a qual foi “mega entusiasta” a explicar a forma como nos podemos dar a conhecer ao próximo.
 
Nessa semana de reflexão podemos pensar também, de uma forma mais prática, como transmitir às outras pessoas a alegria e o amor do trabalho. Como tornar o mundo um pouco melhor.
 
É este o espírito com que voltamos aos nossos países, depois de nos encontrarmos em Roma.
 
Daniela Gonçalves




Sem comentários:

Enviar um comentário