Páginas

sexta-feira, 1 de maio de 2015

São José Benedito Cotolengo

A confiança plena na Divina Providência e a opção pelos pobres testemunhada por este santo nos aponta a grandeza do amor de Deus


Horizonte, 30 de Abril de 2015 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


"Se soubesses quem são os pobres, os servirias de joelhos!" dizia José Benedito Cotolengo, nascido em 03 de maio de 1786 na cidade de Brá, província de Cueno na região norte da Itália. Era o mais velho dos doze filhos de uma família simples e muito fervorosa na fé. Desde cedo, José já demonstrava hábitos próprios daqueles que se aspiram a santidade. Aos cinco anos desejava acolher e cuidar dos doentes e necessitados e para isso queria transformar sua casa e um hospital. Chegou certa vez a medir a casa para ver quantos doentes poderia abrigar.

Sempre muito aplicado aos estudos decidiu após termina-los seguir o caminho do sacerdócio, juntamente com dois de seus irmãos. Assim dedicou sua juventude aos estudos filosóficos e teológicos ordenando-se em 08 de Junho de 1811 na diocese de Turim.

Dedicou-se aos pobres e necessitados mais ainda tinha no coração o entendimento do sacerdócio como uma carreira, até que no dia 2 de Setembro de 1827 foi chamado para atender uma jovem grávida em seu leito de morte. A jovem por falta de dinheiro não foi aceita nem cuidada em nenhum hospital e estava para dar a luz. José ouviu sua confissão, abençoou a jovem e viu nascer sua filha a qual baptizou ali mesmo. Mas as duas morreram no leito. Este fato mudou radicalmente a vida de José.

Em 17 de Dezembro de 1828, José alugou alguns quartos e deu início a sua obra de acolhimento aos doentes e mais necessitados de toda a região. Não dispunha de nenhum subsídio, mas se confiava plenamente à providência de Deus para exercer seu ministério. Após cinco anos funda em Turim, Itália a Pequena Casa da Divina Providência. A casa começou os trabalhos se mantendo somente das esmolas, pois José recusou ofertas do Estado que chegou algumas vezes a tentar interromper os trabalhos da casa. José trabalhou com piedade e fervor vindo a agregar à sua missão alguns orfanatos, hospitais, asilos e escolas. Fundou ainda quatorze comunidades para dar continuidade ao seu ministério, dentre elas as Filhas da Compaixão, Filhas do Bom Pastor, Eremitas de Santo Rosário, e Sacerdotes da Santíssima Trindade.

Faleceu no dia 30 de Abril de 1842 aos cinquenta e seis anos. Foi canonizado pelo Papa Pio XI em 1934.

Sem comentários:

Enviar um comentário