Páginas

terça-feira, 23 de junho de 2015

Amor, palavra solidária

Solidariedade, um sentimento profundo ou uma necessidade de harmonia social em que se dá palmadinhas nas costas? Afinal, o que é isso? Pode descrever-se como o acto de ajudar o próximo, dando um pouco de nós mesmos. O resultado desta nossa oferta pode exprimir-se em felicidade, para todos.

Solidariedade mas que palavra esta de tão difícil dicção, porquê utilizá-la? Se já havia outra bem mais fácil... será que caiu em desuso?

So-li-da-ri-e-da-de, será que quem usa esta palavra, usa-a só para embelezar o seu discurso político ou sindicalista?

Quase se tropeça nela quando se quer dizer que nos preocupamos com alguém, que sentimos os seus problemas, que queremos ajudar ou usar de caridade...

Quanto a mim, solidariedade pode bem substituir-se por amor... mas isso não ficava bem nas frases empolgadas e nos discursos demagógicos…

Amor sim, uma palavra bem mais doce, que designa compaixão, humildade e afecto. Que se refere a alguém que está perto e se preocupa, alguém que não só partilha pontos de vista, como ajuda nas dificuldades desinteressadamente, só porque é bom, tem um coração grande e sabe amar.

Numa sociedade tão carenciada de amor-próprio e amor para partilhar, estar solidário ou mostrar solidariedade, acho muito pouco, quando se podia fazer muitíssimo mais.








Ana Marta Santos


Sem comentários:

Enviar um comentário