Páginas

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Catholic.net, a primeira "rede social católica", comemora 15 anos

Entrevista com a sua diretora editorial, Mayra Novelo Bardo. Hoje reúne mais de 3000 sites diferentes

Roma, 23 de Junho de 2015 (ZENIT.org) Jorge Enrique Mujica

Os materiais, ferramentas e serviços deste "macroportal" provém de vários autores, fontes e carismas eclesiais. Todos eles se uniram para dar uma maior visibilidade à sua riqueza particular, criando assim sinergias entre as várias realidades eclesiais e evitando a duplicação de esforços apostólicos.

Foi um dos primeiros portais confessionais na web. Inicialmente nasceu em Inglês, mas ao longo dos anos a edição que mais se consolidou foi a espanhola. Trata-se de Catholic.net é (http://es.catholic.net/), o decano dos sites católicos, e uma referência no continente digital. Entrevistamos a sua editora-chefe, Mayra Novelo de Bardo, por ocasião do 15º aniversário de vida e dedicação ao trabalho da evangelização na rede.

***

ZENIT: Falar de Catholic.net é falar não só de um portal historicamente importante para a internet confessional católica, mas também implica referir-nos a uma web cujos números evidenciam uma atividade impressionante de pessoas. Poderia falar sobre isso? Como se gerencia um Macro-portal? Como fazem para tratar as pessoas como pessoas e não como números?

 - Mayra Novelo de Bardo: Efetivamente. Catholic.net se tornou o portal mais visitado na internet depois do site do Vaticano e de ACIprensa, e um dos que tem mais impacto no mundo de língua espanhola.

Para responder a primeira parte da sua pergunta vou explicar alguns fundamentos importantes compartilhando alguns princípios que guiam e orientam o modo de “gerir” este “macroportal”, como você definiu. Um, marcado pelo evangelho, é “Dar de graça o que recebemos de graça”.

Em Catholic.net qualquer um pode e poderá consultar sempre que precisar, baixar, compartilhar informações verdadeiras e completas, conteúdos que garantem uma formação sólida e poderá, além do mais, receber uma orientação personalizada tanto dos consultórios virtuais (http: // es.catholic.net/op/consultorios/) da seção contacte-nos (http://es.catholic.net/op/contactanos/) ou por meio de mensagens diretas nos nossos perfis das redes sociais.

O segundo princípio é o serviço que, como você pode imaginar, nasce precisamente da gratidão. Quando recebemos algo de graça que efetivamente oferece não só um conteúdo que satisfaz a curiosidade ou dúvida sobre um determinado tópico relacionado à fé, mas que também ilumina a minha razão com argumentos, move o meu coração a se comprometer e também provoca em mim a necessidade de retribuir, então assim servimos.

Materiais, ferramentas e serviços recolhidos aqui neste "macroportal", provém de vários autores, fontes e carismas eclesiais. Todos eles uniram-se a nós para dar uma maior visibilidade à sua riqueza particular, criando, dessa forma, sinergias, que é nosso terceiro princípio de trabalho, entre as várias realidades e evitando a duplicação de esforços apostólicos.

ZENIT: E sobre os números do portal?

- Mayra Novelo Bardo: A segunda parte da sua pergunta de lidar com pessoas e não com números. Atualmente, nossos visitantes únicos ascenderam a mais de 4.579.284, cerca de 7.155.332 visitas no total e 25.993.461 páginas visitadas cada mês. Os serviços são distribuídos a mais de um milhão de endereços de correio electrónico a cada semana. Os portais católicos são chamados a comunicar a mensagem de Cristo e se fizermos isso é a mensagem que está transformando as vidas de tantas pessoas.

O mesmo evangelho de Cristo é destinado às pessoas porque Cristo falou e lidou com as pessoas. Essa empatia que o Evangelho tem, em si implica clareza e verdade do que nós pregamos, mesmo que seja exigente.

Seria interessante também falar do profissionalismo, gradualidade, relevância e caridade como princípios para transmitir a fé, mas melhor vamos nos concentrar na pergunta.

Em Catholic.net oferecemos uma gama de serviços e uma formação sólida em muitas questões relacionadas à fé católica e que, acima de tudo são fiéis aos ensinamentos do Evangelho e da Igreja Católica. Isto permitiu-nos observar conversões, ver o nascimento de vocações para o sacerdócio, acompanhar as jovens que entraram em conventos (até em comunidades com poucas freiras, doentes e/ou idosas); conseguimos salvar bebês do aborto (por exemplo, com a campanha "Não o mates, dê para mim”: http: //nolomates.catholic.net/), apoiado casais que estavam se separando e, finalmente se reconciliaram. Há casais que se conheceram em Catholic.net, pessoas que se aproximaram da Igreja, grupos que se formaram em Catholic.net e então se fortaleceram dentro das suas paróquias; pessoas que, com ajuda de especialistas que, generosa e gratuitamente dão assessoria nos nossos consultórios, resolveram as suas problemáticas pessoais. Em Catholic.net muitos sacerdotes encontram material de formação preparado, podendo, assim, dedicar mais tempo aos seus fieis, avós que aprenderam a usar a internet com os seus netos por fazerem os cursos oferecidos por Catholic.net, e, assim, elas continuarem catequizando em família...

É verdade que atender milhares de pessoas todos os dias seria uma tarefa impossível para uma equipe pequena; é possível graças ao grande número de colaboradores que colocam à disposição o seu tempo e seu esforço com generosidade para ajudar-nos a atender estas solicitações, sugestões ou consultas.

ZENIT: Há alguns anos Catholic.net começou a fazer campanhas de arrecadação que antes não fazia. Realmente recebem apoio ou como fazem para manter à tona um portal de tal magnitude como esse? Existem pessoas que trabalham a tempo completo nesta web, como são pagas e onde trabalham? Onde está a sede deCatholic.net?

- Mayra Novelo de Bardo: Catholic.net ajuda milhões de pessoas a encontrar-se com Deus, mas... não recebemos dinheiro de governos, partidos políticos ou fundações. Nossa luta constante para defender o ser humano das agressões do pecado se apoia somente graças aos recursos que chegam das pessoas generosas que acreditam neste projeto e se beneficiam dos seus serviços gratuitos.

A necessidade de manter na vanguarda a Catholic.net, tanto na área editorial e na área técnica, nos obrigou a pedir apoio financeiro para nossos usuários através de campanhas de angariação de fundos.

Atualmente recebemos 60% das receitas de Catholic.net por meio de dois benfeitores que desde o início apoiaram o trabalho do nosso portal, embora tais percentagens diminuíram. O 30% chega das campanhas de arrecadação lançadas aos nossos usuários, a metade se arrecada na nossa campanha anual e a outra metade por meio das doações que a cada dia oferecem os nossos leitores, alguns recorrentes que, durante anos, nos contribuem com sua doação mensal e outros que nos apoiam com uma doação única. Por último, o 10% das receitas vem da publicidade contratada por terceiros no nosso portal.

A equipe em tempo integral de Catholic.net é composta por 17 pessoas. A maior parte da equipe trabalha no escritório central e outros o fazem das suas casas. Gostaríamos de oferecer um melhor salário a cada um dos membros da equipe, pois todos, sem exceção, trabalham bastante, finais de semana, de dia e de noite para manter atualizado o nosso portal, mas lamentavelmente a situação econômica de Catholic.net não nos permite aumentar os seus salários há vários anos. A folha de pagamento para recompensar o inestimável trabalho da equipe representa 70% das despesas de Catholic.net, os outros 30% é utilizado para despesas operação do portal (serviços de hosting e envio dos nossos serviços por email, principalmente) e gastos de operação do escritório central de Catholic.net.

A sede de Catholic.net está localizada na Cidade do México. Mas temos também alguns membros de nossa equipe que moram na Itália, Espanha e Equador, sem contar a nossa grande rede de voluntários de Catholic.net espalhados pelo mundo que chegam a 250 pessoas que colaboram conosco.

ZENIT: Atualmente, existem muitos portais de orientação católica. Catholic.net nasceu quando não existiam ainda muitos canais oficiais da Igreja. Como é a relação com todos esses canais? De concorrência, apoio, trabalho em equipe?

- Mayra Novelo de Bardo: Catholic.net desde o seu nascimento tem procurado ser um portal de portais, um ponto de encontro na rede, tudo a serviço da Igreja e para a Igreja. Catholic.net desde o início foi uma plataforma para muitos portais católicos que procuravam apoio, visibilidade, comunhão, dado que Catholic.net representava um ponto de referência e reconhecimento. Pode-se dizer que Catholic.net foi a primeira "rede social católica" como criadora de comunhão em uma época em que não existiam redes sociais.

Uma prioridade de Catholic.net é a de dar voz aos esforços de evangelização que já estavam presentes na rede. Nasce junto e graças ao esforço de muitos outros sites importantes como a Rede Informática da Igreja na América Latina (RIIAL), a agência de notícias ZENIT, criando sinergia com muitos outros sites que, no seu momento, também empreendiam essa jornada de evangelização e informação: Aciprensa, Arvo.net, encuentra.com, AICA, Fides, Caminhando com Jesus, parroquias, grupos de jovens, rádios, sites que nasciam por iniciativa de leigos e sacerdotes comprometidos. Hoje em dia há mais de 3.000 parceiros sites parceiros (pode-se ver as parcerias nesse link: http://www.es.catholic.net/op/alianzas/).

Estamos muito felizes de que atualmente existam muitos portais de orientação católica e que sejam especialmente católicos, ou seja, portadores das verdades e valores do Evangelho. Catholic.net sempre estará disponível para dar uma maior visibilidade ao trabalho de outros sites irmãos, criando sinergias para espalhar o bem que outros já realizam e evitando a duplicação de esforços apostólicos.

in

Sem comentários:

Enviar um comentário