Páginas

terça-feira, 30 de junho de 2015

Maria, Pedro e Paulo são nossos guias no caminho da fé e da santidade

Texto completo do Angelus. Nesta segunda-feira, Francisco pediu para que os nossos corações estejam sempre abertos para as sugestões do Espírito Santo e para o encontro com os irmãos

Cidade do Vaticano, 29 de Junho de 2015 (ZENIT.org) Staff Reporter

Na festa dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, o Papa rezou nesta segunda-feira a oração do Angelus da janela de seu escritório no Palácio Apostólico, diante de uma multidão na Praça de São Pedro. Dirigindo-se aos fiéis e peregrinos de todo o mundo, que o recebeu com um longo aplauso, o Pontífice disse:

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

A Solenidade de hoje dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo é celebrada, como vocês sabem, pela Igreja, mas é vivida com alegria particular pela Igreja de Roma, porque o testemunho deles, selado com sangue, tem nessa sua fundação. Roma nutre especial carinho e gratidão por esses homens de Deus, que vieram de uma terra distante para proclamar, com suas vidas, o Evangelho de Cristo ao qual se dedicaram totalmente. O legado glorioso destes dois Apóstolos é fonte de orgulho espiritual para Roma e, ao mesmo tempo, um convite para viver as virtudes cristãs, especialmente a fé e a caridade: a fé em Jesus como Messias e Filho de Deus, que Pedro professou primeiro e Paulo proclamou às nações; e a caridade, que essa Igreja é chamada a servir com horizonte universal.

Na oração do Angelus, em memória dos santos Pedro e Paulo associamos também a de Maria, imagem viva da Igreja, esposa de Cristo, que os dois Apóstolos "fecundaram com o seu sangue" (antífona de entrada da Missa do dia). Pedro conheceu pessoalmente a Maria e conversando com ela, especialmente nos dias antes de Pentecostes (cf. At 1,14), foi capaz de aprofundar o seu conhecimento do mistério de Cristo. Paulo, ao anunciar o cumprimento do plano de salvação "na plenitude do tempo", não deixou de recordar a "mulher" de quem o Filho de Deus nasceu no tempo (cf. Gal 4,4). Na evangelização dos dois Apóstolos aqui em Roma, há também as raízes da profunda e secular devoção dos romanos à Virgem, especialmente invocada como Salus Populi Romani. Maria, Pedro e Paulo são nossos companheiros de viagem na busca por Deus; são nossos guias no caminho da fé e da santidade; eles nos levam para Jesus, para fazer tudo o que Ele nos pede. Invoquemos a ajuda deles, para que os nossos corações possam estar sempre abertos para as sugestões do Espírito Santo e para o encontro com os irmãos.

Na celebração eucarística, que foi realizada esta manhã na Basílica de São Pedro, eu abençoei o pálio dos arcebispos metropolitanos nomeados no último ano, provenientes de várias partes do mundo. Renovo as minhas saudações e votos de felicidades a eles, aos familiares e àqueles que os acompanham nesta importante ocasião, e espero que o pálio, além de aumentar os vínculos de comunhão com a Sé de Pedro, seja estímulo para um serviço mais generoso às pessoas confiadas ao seu zelo pastoral. Na mesma liturgia eu tive o prazer de saudar os membros da delegação que chegou a Roma em nome do Patriarca Ecuménico Bartolomeu I, caríssimo irmão, para participar, como todos os anos, da festa dos santos Pedro e Paulo. Também essa presença é sinal do vínculo fraterno existente entre as nossas Igrejas. Rezemos para que seja reforçado o caminho da unidade entre nós.

A nossa oração hoje é especialmente para a cidade de Roma, para seu bem estar espiritual e material: a graça divina sustente o povo romano, para que vivam em plenitude a fé cristã, testemunhada com zelo intrépido pelos Santos Pedro e Paulo. Interceda por nós a Santíssima Virgem, Rainha dos Apóstolos.

(Depois do Angelus)

Queridos irmãos e irmãs,

Saúdo a todos, famílias, paróquias, associações da Itália e de muitas partes do mundo; mas especialmente hoje saúdo os fiéis de Roma, na festa dos santos padroeiros da cidade!

Saúdo os alunos de algumas escolas católicas dos Estados Unidos e da Escócia.

Felicito os artistas que realizaram uma grande e bela exibição floral, e agradeço o "Pro Loco" de Roma por ter promovido. Muito obrigado!

Os melhores votos pela tradicional queima de fogos que terá lugar esta noite no Castel Sant'Angelo, cujos fundos arrecadados servirão a uma iniciativa de caridade na Terra Santa e no Oriente Médio.

Na próxima semana, entre 5 e 13 de julho estarei em viagem ao Equador, Bolívia e Paraguai. Peço a todos vocês que me acompanhem em oração, para que o Senhor abençoe esta minha viagem para ao continente latino-americano para mim tão caro, como podem imaginar. Exprimo ao querido povo do Equador, Bolívia e Paraguai minha alegria por estar na casa deles, e peço a eles, de forma particular, para rezarem por mim e por esta viagem, a fim que a Virgem Maria nos dê a graça de nos acompanhar com a sua materna proteção.

Desejo a todos uma boa festa. Por favor, não se esqueçam de rezar por mim. Bom almoço e até logo.



Sem comentários:

Enviar um comentário