Páginas

terça-feira, 23 de junho de 2015

Papa aos doentes: “Vocês são a carne de Cristo Crucificado”

Francisco encontra os doentes na Igreja do Cottolengo em Turim

Roma, 22 de Junho de 2015 (ZENIT.org) Staff Reporter

O Santo Padre Francisco se reuniu em Turim neste domingo com um grupo de doentes e deficientes da Pequena Casa da Divina Providência, conhecida como "Cottolengo", nome de seu fundador José Bento Cottolengo.

O Papa recordou que "a exclusão dos pobres e a dificuldade para os indigentes em receber assistência e cuidados necessários é uma situação que infelizmente está presente ainda hoje".

Falando sobre a cultura do descarte, o Papa advertiu que os idosos são “a memória e a sabedoria do povo". A longevidade nem sempre é vista como um dom de Deus, mas como um “peso difícil de sustentar, sobretudo quando a saúde é fortemente comprometida”. Por isso, o Papa afirmou que este comportamento faz mal à sociedade e a nossa tarefa é “desenvolver anticorpos'' contra este modo de considerar os idosos ou as pessoas com deficiência, “como se fossem vidas não dignas de serem vividas”. Este é um grave pecado social, advertiu o Papa. A exemplo de Cottolengo, podemos aprender a "olhar com outros olhos para a vida e a pessoa humana", destacou Francisco. Podemos aprender "a concretude do amor evangélico, para que muitos pobres e doentes possam encontrar uma " ‘casa’, viver como em uma família, sentir-se pertencentes à comunidade e não excluídos e suportados".

Para o Papa, os doentes são "membros preciosos da Igreja, são carne de Cristo Crucificado que temos a honra de tocar e servir com amor".

O Santo Padre destacou ainda que a razão de ser desta Pequena Casa não é o assistencialismo, ou a filantropia, mas o Evangelho. “O Evangelho do amor de Cristo é a força que a fez nascer e que a faz seguir em frente". E um trabalho como esse "não vai adiante sem oração", disse ele.

Por fim, Francisco pediu ao Espírito Santo que lhes conceda a força e a coragem de seguir o exemplo de Cottolengo, para “testemunhar com alegria a caridade de Cristo que impulsiona a servir os mais fracos, contribuindo para o crescimento do Reino de Deus de maneira mais acolhedora e fraterna".

Após o encontro com os doentes, o Santo Padre foi até o pátio da igreja e cumprimentou aqueles que estavam lá porque não encontraram lugar dentro e improvisadamente disse: "Saúdo a todos, saúdo todos de coração! Agradeço-lhes pelo que fazem pelos doentes, pelos idosos, com carinho e amor.”

“Agradeço – continuou- e peço que rezem por mim, pela Igreja, pelas crianças que aprendem o catecismo, rezem pelas crianças que fazem a Primeira Comunhão, rezem pelos pais, pelas famílias, mas daqui rezem pela Igreja, rezem para que o Senhor envie sacerdotes, religiosas, para fazer este trabalho”.




Sem comentários:

Enviar um comentário