Páginas

domingo, 21 de junho de 2015

Papa no Angelus: O Sudário é um ícone de amor

Texto completo. Francisco confia a cidade de Turim à Nossa Senhora da Consolação, para que todos vivam na justiça, na paz e na fraternidade

Roma, 21 de Junho de 2015 (ZENIT.org) Staff Reporter

Neste domingo, 21 de junho, o Papa Francisco rezou a oração do Angelus na Praça Vitório Vêneto, em Turim, na conclusão da Celebração Eucarística.

Dirigindo-se aos fiéis reunidos, o Papa disse:

No final desta celebração, os nossos pensamentos se voltam à Virgem Maria, Mãe amorosa e zelosa para com todos os seus filhos, que Jesus os confiou a Ela, da Cruz, ao se oferecer com um grande gesto de amor. O ícone deste amor é o Sudário, que continua a atrair tantas pessoas aqui para Turim. O Sudário atrai pelo rosto e o corpo martirizado de Jesus e, mas, ao mesmo tempo, conduz ao rosto de cada pessoa sofredora e perseguida injustamente. Ele nos conduz para a mesma direção do dom do amor de Jesus: ‘O amor de Cristo nos interpela’. Estas palavras de São Paulo se tornou o lema de São José Benedito de Cotolengo.

Recordando o ardor apostólico de tantos sacerdotes santos desta terra, partindo de Dom Bosco, do qual recordamos o bicentenário de seu nascimento, saúdo com gratidão, os sacerdotes e religiosos. Vocês se dedicam, com esforço, ao trabalho pastoral e estão ao lado das pessoas e dos seus problemas. Encorajo-os, pois, a continuar, com alegria, seu ministério, visando sempre o essencial no anúncio do Evangelho. Agradeço também a presença dos irmãos Bispos do Piemonte e Valle d´Aosta, e os exorto a permanecerem sempre ao lado dos seus sacerdotes, com carinho paternal e calorosa proximidade.

À Virgem Santa confio a cidade de Turim, o seu território e os que nele habitam, para que possam viver na justiça, na paz e na fraternidade. Em particular confio as famílias, os jovens, os idosos, os prisioneiros e todos os sofredores, com especial atenção aos doentes de leucemia, no Dia Nacional contra a leucemia, linfoma e mieloma. Maria Consoladora, rainha de Turim e do Piemonte, os faça firmes na fé, seguros na esperança e fecundos na caridade, para serem "sal e luz" desta terra abençoada, da qual eu sou sobrinho.

Após estas palavras, o Santo Padre rezou a tradicional oração mariana:

Angelus Domini nuntiavit Mariae...

Ao concluir a oração, o Papa concedeu a bênção apostólica e pediu: “Por favor, não se esqueçam de rezar por mim".

Antes de deixar a praça no papa-móvel, Francisco também desejou a todos um "bom almoço!"



Sem comentários:

Enviar um comentário