Páginas

sexta-feira, 10 de julho de 2015

São Vilibaldo

Vilibaldo testemunhou que a peregrinação terrestre em favor da Igreja e do anúncio de Cristo antecipa nossa morada celeste

Horizonte, 07 de Julho de 2015 (ZENIT.org) Fabiano Farias de Medeiros

Vilibaldo nasceu na cidade de Wessel, Inglaterra no dia 22 de outubro de 700. Filho do rei Ricardo I, descendia de família real a qual gerou ainda outros dois santos: seus irmãos Vunibaldo e Valburga.

Desde a infância, Vilibaldo recebeu sólida educação pedagógica e espiritual dos monges beneditinos da Abadia de Waltham. Neste processo, decidiu-se em seguir o caminho monástico. Ocorreu que no ano 720, ausentou-se do mosteiro definitivamente em virtude da peregrinação que seu pai empreendeu à Jerusalém. No ano 722 seu pai faleceu quando estavam na Itália. Vilibaldo e seu irmão resolveram ficar em Roma e dois anos depois retomaram a peregrinação pela região da Palestina que estava assolada por diversos conflitos políticos os quais fizeram com que os dois retornassem à Roma no ano de 729.

Ainda neste ano, o Papa Gregório II precisava dar continuidade às atividades do Mosteiro de Montecassino e contou com a disposição de Vilibaldo para esta empreitada. Por dez anos, o jovem alicerçou a vida monástica, dando novo vigor ao cumprimento das regras beneditinas e à vida espiritual e de santidade. Retornou a Roma, agora conduzida pelo Papa Gregório III, que o convidou a ajuda-lo na evangelização da Germânia. Vilibaldo novamente incorre em uma jornada de evangelização. Em 740 ordena-se sacerdote e é consagrado bispo da diocese de Eichestat por seu tio, o bispo Bonifácio que já havia iniciado forte evangelização através de Santa Valburga, irmã de Vilibaldo.

Não cessou seu vigor missionário e até sua morte foi firme e eficaz na condução de sua diocese e na conversão de muitos fiéis ao cristianismo. Faleceu no dia 07 de julho de 787. Seu culto recebeu reconhecimento canónico no ano de 1256.



Sem comentários:

Enviar um comentário