Páginas

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Os 10 conselhos do Papa para o cuidado do meio ambiente

O Papa Francisco, com a promulgação da Encíclica Laudato Si’, convida-nos a uma verdadeira “conversão ecológica”, e estabeleceu o dia 1 de setembro como Jornada Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação.

Esta data já se celebra na Igreja Ortodoxa, e o Papa decidiu incluí-la na Igreja Católica, para em conjunto rezarmos pelo cuidado do planeta.

Nesta Encíclica, o Papa salienta que “Uma especial gratidão é devida àqueles que lutam, com vigor, por resolver as dramáticas consequências da degradação ambiental na vida dos mais pobres do mundo” e, continua dizendo “os jovens exigem de nós uma mudança; interrogam-se como se pode pretender construir um futuro melhor, sem pensar na crise do meio ambiente e nos sofrimentos dos excluídos”.

O Santo Padre deixa-nos alguns conselhos e estimula-nos a colaborar na protecção da nossa casa comum, com pequenas acções que derramem um bem na sociedade as quais, “além do que é possível constatar; provocam, no seio desta terra, um bem que sempre tende a difundir-se, por vezes invisivelmente”:

1-Evitar o uso de material plástico e de papel.
2-Reduzir o consumo de água.
3-Separar os resíduos.
4-Não cozinhar mais do que o que provavelmente será necessário.
5-Tratar com cuidado os demais seres vivos.
6-Utilizar transporte público ou compartilhar um mesmo veículo.
7-Plantar árvores.
8-Apagar as luzes desnecessárias.
9-Dar graças a Deus antes e depois das refeições.
10-Aquecimentos: aconselhou a agasalharmo-nos mais e a evitar ligá-los.

Vale a pena lançarmo-nos “Mar Adentro” na consecução destes tão pertinentes quanto exequíveis conselhos, na certeza de que toda a mudança tem de começar por nós.
 

Maria d´Oliveira


Sem comentários:

Enviar um comentário