Páginas

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

São João Gabriel Perboye

Preferiu morrer a negar sua fé, sendo um vigoroso testemunho de fé no Oriente

Horizonte, 11 de Setembro de 2015 (ZENIT.org) Fabiano Farias de Medeiros

"Eu prefiro morrer a negar a minha fé!”, bradou diante do martírio o sacerdote João Gabriel Perboyre que nasceu no dia 05 de janeiro de 1802 em Mongesty, diocese de Cahors na França. Foi um dos oito filhos de Pierre e Marie Perboyre Rigal, um casal de agricultores que conservavam uma fé profunda e constante. Assim educaram a prole que gerou para a Igreja, grandes frutos: Maria Ana e Antonieta se tornaram Filhas da Caridade e Luís, Tiago e João Gabriel, tornaram-se padres.

Desde cedo, aspirava aos dons espirituais e foi convidado pelo irmão para acompanha-lo ao seminário de Moutauban. Neste tempo encontrou ali o seu caminho de entrega a Deus, seguindo também o testemunho do tio Jacques Perboyre que era sacerdote. Foi admitido então na Congregação de São Vicente de Paulo. Em 1818 entrou para o noviciado da missão e em 1820 professou os primeiros votos. No dia 23 de setembro de 1825 foi ordenado sacerdote. Foi então enviado para o seminário de Saint-Flour para ensinar teologia e no período de 1832 à 1835 foi subdiretor do noviciado da Congregação em Paris. O seu coração aspirava à vida missionária e após a morte do seu irmão, enviado para a China, colocou-se à disposição para ir em seu lugar. Embarcou em 21 de março e chegou em Macau no dia 29 de agosto de 1835. Viveu os desafios próprios de um país que não permitia a presença de estrangeiros e perseguia severamente os cristãos. Aprendeu o idioma e os costumes do lugar e em dezembro foi para a Diocese de Ho-Nan e em janeiro de 1838 foi transferido para a Diocese de Hou-Pé.

Desempenhou esmerado trabalho de catequese e evangelização em meio ao povo chinês, até ser denunciado e preso em 1839 em Cha-Yuen-ken. Diversos interrogatórios e suplícios foram impostos a João Gabriel até ser decretada a sua execução sendo amarrado numa cruz e estrangulado no dia 11 de setembro de 1840.

João Gabriel Perboyre foi declarado Venerável por Gregório XVI em julho de 1843. Foi beatificado pelo Papa Leão XIII em 09 de novembro de 1889 e canonizado por João Paulo II em 2 de junho de 1996.

(11 de Setembro de 2015) © Innovative Media Inc.
in


Sem comentários:

Enviar um comentário